marketing pessoal é uma estratégia individual para atrair e desenvolver contatos e relacionamentos interessantes tanto do ponto de vista pessoal quanto profissional. Tem como objetivo dar visibilidade as características, habilidades e competências relevantes na perspectiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.Como também é um ato em que um profissional irá modificar seu comportamento e sua forma de agir com o intuito de melhorar o posicionamento no mercado e nas empresas. Para isso, é preciso desenvolver técnicas para divulgar a imagem, competência e utilizar os contatos para chegar onde se deseja quanto a uma carreira.

Sendo assim, o marketing pessoal é atualmente a ferramenta mais eficiente para fazer com que a apresentação, a comunicação, as atitudes e os pensamentos trabalhem a favor do profissional. Além disso, deve-se ter o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se automotivar e também motivar as pessoas a sua volta. Não basta ter habilidades profissionais. É preciso saber usá-las corretamente.

Muitos profissionais concordam quanto a importância de se ter um plano de marketing pessoal para gerenciar a carreia. Porém, poucos conseguem colocar isso em prática. Atualmente, as empresas se preocupam cada vez mais com dois aspectos de seus colaboradores: o intelectual e o ético, por serem fundamentais na definição do perfil dos profissionais. O marketing pessoal não é algo que se tem ou não, mas um processo contínuo de conquistas e construções que gera o valor que a pessoa tem e transmite, ou passa ter, no mercado.

Quais elementos são fundamentais para o sucesso do marketing pessoal? São eles:

1-    A qualidade do posicionamento emocional para com os outros;

2-    A comunicação interpessoal;

3-    A montagem de uma rede de relacionamentos;

4-    O correto posicionamento da imagem;

5-    A prática de ações de apoio, incentivo e ajuda para com os demais.

A comunicação é um dos fatores fundamentais para quem deseja investir no próprio marketing. Dessa forma, a pessoa tem de vender a própria imagem por meio da fala adequada. Além de mostrar potencial, o profissional transmite credibilidade e confiança. Saber persuadir e argumentar é essencial durante as entrevistas de emprego e até mesmo nos bate papos informais. Deste modo, a  presença marcante e a flexibilidade para se ajustar às diversas situações serão destaques dessa pessoa. A postura, a voz, a elegância e a confiança, consolidados com atitudes e comportamentos adequados, formarão o conjunto de ingredientes da aparência do profissional adequado para a ocupação do cargo.

Segue algumas sugestões que poderão ajudá-lo na busca e estruturação do seu marketing pessoal:

1- Faça algo para promover a sua própria imagem. Por exemplo: cuidar melhor da sua própria aparência – quem sabe aquele regime, aquela atualização do seu guarda-roupa, melhorar a sua dicção, entre outros;

2- Faça cursos de especialização ou aperfeiçoamento. Hoje se fazem necessários um bom conhecimento de língua inglesa e língua espanhola, atualização nos novos programas de computador e, no mínimo, conhecimentos básicos para “surfar” na Internet;

3- Aproveite as oportunidades que surgirem para mostrar o potencial que tem, quer seja, falar em público, escrever um artigo para um jornal ou uma revista, fazer uma palestra ou tomar aquela decisão de realizar algo difícil;

4- Conheça e amplie as suas próprias capacidades. Muitas pessoas deixam de fazer coisas por acreditarem não possuir a capacidade necessária. Grande parte, na verdade, reconhecer a capacidade que possui;

5- Realize, principalmente em atividades profissionais, aquilo que lhe dá prazer e satisfação. Assim, estará prestando um grande serviço a você e aos seus clientes por fazer algo melhor, justamente porque lhe é prazeroso;

6- Imagine-se no futuro, realizado, com muito sucesso pessoal e profissional. Isso o ajudará a identificar o que precisa fazer hoje para conseguir o que deseja amanhã;

7- Viva harmoniosamente com as incertezas e as surpresas. Elas fazem parte do processo da vida. Não se deixe abater por duvidas, medos ou fraquezas. E quando surgirem, evite mostrá-las para outras pessoas;

8- Procure, acima de tudo, pautar a sua vida por princípios e valores. Lembre-se que o marketing pessoal é apenas um reflexo daquilo que você é. Pense, reflita e pratique essas dicas no dia a dia.

Fontes: Administradores, Empório do sucesso, Algo sobre, Dicas profissionais, Mulheres de classe e Guia do marketing

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