Converta fãs do facebook em clientes pagantes

As pequenas empresas estão perplexas com todo o alarde em torno do marketing feito no Facebook. Elas podem ver o retorno em termos de interações, novos fãs que compartilham vídeos, fotos, perguntas e outros conteúdos. Mas por que investir todo esse tempo e energia na construção de comunidades e fanpages quando o objetivo real é vender?

Percorra seu feed de notícias em qualquer dia e você verá fotos, vídeos ou perguntas de pessoas e empresas divulgando ou falando sobre algum produto ou serviço. Mas o desafio para a maioria dos empresários está em como dar esse impulso e convertê-lo em poder de compra.

Pense no Facebook como o primeiro passo do seu ciclo de vendas. O objetivo final é mover os fãs para fora do Facebook para um site ou página de vendas – mas primeiro você precisa construir a confiança e identificar as ligações que serão feitas do Facebook para sua página. E é aí que o Facebook se torna uma ferramenta de comercialização.

Considere três etapas para converter os fãs do Facebook em clientes pagantes:

1. Envolva os fãs com conteúdo que pode ser compartilhado

O Facebook é uma rede social poderosa, dando até mesmo às maiores marcas um rosto humanizado. Não é, no entanto, um local para fazer spam para seus fãs. Eles estão no Facebook para se divertir e interagir e não para serem metralhados com anúncios de vendas. É por isso que o primeiro passo é o envolvimento, não as vendas.

Fotos, perguntas e outro conteúdo interativo, junto a chamadas claras para a ação como “clique aqui” e “compartilhar isso”, dão aos fãs oportunidades atraentes para interagir com a sua marca. Pense sobre as páginas que você interage. Elas incluem longos textos ou fotos divertidas? Atualizações que promovem ou atualizações que entretêm e informam? Teste abordagens diferentes e compare os resultados. Que tipo de mensagem obtém mais atração e interação?

2. Transforme seus fãs em contatos.

Uma vez que você conseguiu um engajamento crescente – medido em parte, pelo número de pessoas “falando sobre isso”, que conta com todas as interações de fãs ao longo de um período de tempo – é hora de indicar aos seus fãs ações adicionais, de preferência uma que resulta em páginas fora Facebook.

O passo dois de seu funil de vendas do Facebook começa com compartilhamento de conteúdo que convida os fãs a não comentar, compartilhar ou gostar (ações dentro do Facebook) e para visitar um link fora do Facebook. Esta pode ser uma página em seu site ou um aplicativo do Facebook. Aplicativos personalizados são ferramentas úteis de geração de leads, porque você pode coletar pistas sem tirar os fãs.Movendo seus fãs para uma ação, você ganha uma oportunidade; então quando levá-los para fora do Facebook ou para um aplicativo, faça-o com uma oferta valiosa, como uma entrada para um evento, um e-book grátis ou webinar, não apenas um link para a página de vendas.

3. Apresente as oportunidades de vendas via e-mail.

Agora que você já começou a construir sua lista no Facebook, você pode implantar um e-mail marketing para construir relacionamentos com seus clientes e introduzir gradualmente as oportunidades de vendas também.

O e-mail marketing é a terceira parte do seu funil de vendas, e é um bom lugar para converter os fãs em clientes. Em vez de irritar sua comunidade com mensagens de vendas, você pode comercializar o seu produto para os leads qualificados direito em suas caixas de entrada. Concentre-se na criação de conteúdo social envolvente para sua lista de e-mail, assim como você faria para qualquer outro canal de comercialização. A chave é equilibrar conteúdo atraente com mensagens de vendas. Uma abordagem é enviar e-mails para encorajar o público a verificar a sua última postagem no blog, inscreva-se para o seu webinar ou fazer o download do último relatório. Uma vez que eles consomem grande conteúdo, você pode usar e-mail marketing para incentivá-los a dar o próximo passo e fazer negócios com você.

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Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

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