A eficácia da gestão privada na Saúde Pública

O III Seminário: Terceiro Setor e parcerias na área da Saúde, que está ocorrendo em São Paulo, tem sido palco de discussões e apresentações esclarecedoras sobre a gestão da saúde no Brasil. Alguns exemplos apresentados demonstram a viabilidade e a necessidade de avanço das parcerias.

O destaque do primeiro dia foi o painel sobre “Entidades filantrópicas, organizações sociais e outros modelos de implementação de Saúde.

Entre os exemplos, foram apresentados o da ação do Hospital Albert Einstein (por Albert Kanamura, à esquerda na foto), do Hospital Samaritano (por José A. Lima, ao centro na foto). Com alto impacto foi apresentado o de Gonzalo Vecina (em pé, falando). Ele sensibilizou e até emocionou os presentes com sua visão otimista sobre a situação do Brasil e com uma crítica consistente sobre os modelos arcaicos que a gestão pública aplica na saúde. Algumas das afirmativas de Vecina:

  • O estado (governo) faz muito mal a gestão de várias coisas: educação, saúde, energia, infraestrutura e outras. Isso pode ser feito pela gestão privada.
  • A sociedade brasileira ainda não sabe o que é gestão privada em benefício público: precisamos discutir mais e ensinar.
  • O estado deve ser regulador, verificando a “entrega” dos serviços.
  • Por traz de grandes entidades públicas estão fundações de apoio (que são ilegais mas são legítimas) – é preciso mudar a lei.
  • A demissão imotivada no setor público tem que ser enfrentada, é o principal problema que impede gestão mais eficaz.
  • No gestão pública as “pessoas’ são problema. Na gestão privada tendem a se transformar em soluções.
  • Ter responsabilidade social é ser parceio do estado no atendimento às necessidades da população.

Além desse painel, foram tratados outros assuntos relevantes como a atuação dos órgãos de controle e a ampliação do acesso ao Sistema Único de Saúde (SUS), por meio das parcerias. Para a nossa empresa, estar presente num evento dessa magnitude significa a oportunidade de ampliar a visão da gestão e oferecer melhores soluções de consultoria aos nossos clientes.

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho