Marketing digital em sete passos

O Marketing Integrado se tornou uma palavra chave nos negócios, englobando a publicidade, relações públicas, marketing direto, marketing digital e mídias sociais – tudo isso como uma força única, que se revela uma estratégia consistente e econômica.

Pesquisas de marketing indicam que é cada vez mais comum que clientes busquem e comparem produtos e serviços na web antes de realizar uma compra. Ter uma presença online não apenas aumenta a confiança na sua marca – confiança vital para negócios sem um grande orçamento pra campanhas – mas também alcança um público maior e mais diversificado. A seguir, você confere oito passos pra criar uma campanha digital efetiva.

1. Desenvolvendo a estratégia

Digite algumas palavras no Google, pra que a ferramenta encontre as palavras-chave que melhor descrevem os produtos ou serviços que você oferece. O Google AdWords é capaz de listar as pesquisas mais frequentes numa esfera local e global e te ajuda a decidir as palavras-chave pra gerar relevância online ao seu negócio.

Para aperfeiçoar seu website, uma vez que identificadas as palavras-chave você deve utiliza-las para que a página apareça nas pesquisas. Sempre que possível, insira esses termos nos títulos, corpo do texto e legendas de imagens.

2. Crie blogs e conteúdos

Numa conferência de marketing digital realizada recentemente foi proclamado que “conteúdo é o rei”. Materiais de qualidade como imagens vídeos e infográficos contribuem pra que seu site ganhe relevância e se mantenha à frente nos mecanismo de pesquisa – no momento, os mais importantes são Google, Bing, Yahoo, Ask e AOL Search. Sua página deve ser desenvolvida tendo em mente o perfil do seu cliente e considerar a rapidez e praticidade que usuários da internet demandam. Portanto deve ser breve, direto ao ponto e de navegação fácil. Clientes em potencial que conseguem encontrar rapidamente a informação que procuram deixar o site rapidamente. Informações mais detalhadas e profundas deverão ser convertidas em blogs, ebooks, vídeos ou podcasts.

3. Divulgue nas redes sociais

Twitter, Linkedin, Facebook e Pinterest são as principais redes do momento. Plataformas mais especializadas incluem o Youtube pra vídeos, Digg e Stumbleupon pra web links e Instagram e Flicker pra fotos. Na web, uma imagem (ou infográfico) de fato vale mais do que mil palavras. Há na rede uma grande variedade de informação grátis pra te ajudar a ficar em dia com as tendências das redes sociais – Mashable e Search Engine Watch por exemplo, oferecem excelentes e-newsletters.

4. Fazendo a conversão

Seu site é bastante visitado, o blog é bem recebido, mas como transformar os seguidores em clientes? Não tenha medo de ousar. Mantenha-se em dia com as plataformas sociais e se comunique com os clientes, oferecendo descontos, dicas grátis, amostras e pequenas consultas, como um incentivo pra fechar negócios.

5. Cultive relações com email marketing

Manter relação com clientes é a chave – os usuários registrados querem ouvir de você e esperam receber as novidades via emails. Mostre interesse nos seus problemas e dúvidas e ofereça soluções, isso ajuda a ganhar a confiança e a desenvolver relações comerciais mais sólidas. Por exemplo, se você vende produtos de jardinagem, clientes em potencial poderiam receber emails com dicas e pequenos tutoriais sobre o assunto, trazendo consigo sugestões de produtos e serviços.

6. Adapte-se ao mobile

O uso de Internet 3G e wifi pode significar que muito dos usuários acessem a sua página por meio de um celular ou tablet. Portanto, assegure-se que seu site funcione bem em aperelhos mobile. O Google Analytics pode te ajudar a analisar como os serviços mobile impactam o seu negócio de maneira mais específica – você se receber grátis alertas mostrando de que forma o seu site é acessado.

7. Analise e refine sua estratégia de marketing

Em um universo digital que muda constantemente, novas plataformas são criadas constantemente, trazendo novas tendências que muitas empresas falham em acompanhar. Seus competidores também vão ter de se adaptar. Pequenos negócios devem revisar seu website em intervalos regulares. Renove e aperfeiçoe o conteúdo, divulgue nas mídias sociais, monitore as visitas com o Google Analytics e use todas as ferramentas disponíveis para que seu site mantenha a relevância.

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Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

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