Onde está o mercado II – Com os idosos

Idosos exercem papel importante na movimentação da Economia.

Aqui nesse espaço já alertamos sobre o potencial de consumo de outros segmentos do mercado, como a classe média. Hoje ressaltamos o crescimento do consumo por parte dos idosos. Seguindo tendência dos últimos anos, gastos da terceira-idade continuarão com papel importante na Economia. O ano passado apresentou crescimento significativo da participação: 26,5% desde 2002, segundo dados compilados pelo Dai-Ichi Life Research Institute.

Em 2012 a estimativa é que o valor seja de R$ 403,2 bilhões, segundo o Data Folha. No Brasil, fatores que contribuem para esta tendência são o aumento da expectativa de vida e a demanda de produtos e serviços adaptados ao público mais velho, como os gastos com saúde e enfermagem, que devem continuar crescendo daqui em diante. Apesar da maioria da população acima de 60 anos ainda não possuir meios para uma participação mais efetiva na Economia, o número de idosos que continuam trabalhando ou retornam ao mercado de trabalho tem apresentado expansão e pode aumentar o seu poder de compra nos próximos anos. Cerca de 3,3 milhões de idosos aposentados ainda exercem algum tipo de trabalho – 2,2 milhões de homens e 1,1 milhão de mulheres – e a tendência continua crescendo.

Fontes:
Data Folha.
Exame Economia 

http://www.revistacobertura.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=90781&friurl=:-Gasto-dos-velhinhos-pode-salvar-a-economia-:

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,idosos-voltam-ao-mercado-de-trabalho-,850072,0.htm

Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

Deixe uma resposta

Fechar Menu