A teoria e a prática da formulação estratégica

Essa seção específica do blog é destinada aos assuntos tratados nas aulas dos cursos de pós-graduação. Início com o Laboratório de Formulação Estratégica Prática (Uniceub/Brasília)

Ministrar essa disciplina é muito gratificante. Durante 30 horas/aula os alunos vivem todas todas as fases da formulação estratégica, aliando teoria e prática em laboratório. No final, precisam vender suas ideias em busca de investidores. Na turma concluída no dia 14 de abril, os alunos ressaltaram os principais pontos de experiência e aprendizagem:(*)

  1. A importância do mapeamento do ambiente no processo de planejamento estratégico;
  2. A força das mídias sociais e sua utilização para marketing
  3. Diferenças de paradigmas entre as diversas gerações (BB, X, Y, Z)
  4. Criatividade e inovação na estratégia;
  5. Necessidade de atualização diária;
  6. A importância da observação dos concorrentes;
  7. Perceber adequadamente as “necessidades dos clientes” para formulação de um novo negócio;
  8. Inovações Tecnológicas;
  9. Perspectiva de futuro;
  10. Visão holística e crítica;
  11. Integração e trabalho em equipe;
  12. Ampliação do vocabulário técnico em gestão;
  13. Método: pesquisar, aprender, aplicar.

(*) Fonte: avaliações dos grupos ao final das aulas.

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

Deixe uma resposta

Fechar Menu