Venda mais com Programação Neuro Linguística

Os profissionais de vendas mais bem-sucedidos procuram sempre por novas técnicas para melhorar seu desempenho e se manter no topo do mercado. Das pessoas que trabalham com comércio, muitas receberam algum tipo de treinamento padrão. O problema é que muitos desses treinamentos oferecem apenas as técnicas básicas para vender um produto, sem aprofundar no processo psicológico que está por trás do ato da compra.

A Programação Neuro Linguística (PNL) é um conjunto de estratégias que integram mente, corpo e emoção visando maior autoconhecimento, desenvolvimento, e a comunicação interpessoal. Usada inicialmente como um método de psicoterapia, a PNL ramificou sua área de atuação para todas as áreas do cotidiano e oferece técnicas valiosas também para estimular o sucesso nas vendas.

Programação Neuro Linguística e vendas

Métodos de vendas que não enfocam os processos mentais se tornam mecânicos e repetitivos e não afetam a individualidade de cada cliente em potencial – cada pessoa tem uma forma de pensar e isso reflete nos seus desejos e decisões na hora de comprar.

Com a PNL, o vendedor aprende a estabelecer uma relação de confiança e a se comunicar com seu cliente de forma profunda. As ferramentas que a PNL oferecem levam o conceito de conhecer o cliente um passo adiante, pois se utilizam de técnicas físicas e verbais para realizar a venda e firmar relações comerciais.

Veja abaixo algumas formas de como um treinamento de vendas com PNL se difere de um treinamento padrão.

Estabelecendo uma conexão

Estabelecer uma relação com o cliente é uma etapa fundamental em qualquer treinamento de vendas.  Um treinamento padrão iria instruir o profissional de que estabelecer um contato se trata de uma atividade externa focada em achar similaridades entre o cliente e o vendedor. A visão da PNL por sua vez, é a ligação entre duas pessoas ocorre por meio de linguagem corporal, entonação da voz e outras aproximações muito mais sutis, porém efetivas.

O que o cliente procura

No treinamento, os profissionais devem aprender a identificar quais são os desejos do cliente. A principal diferença de um treinamento que leva em conta as técnicas de PNL é a forma como você vai descobrir isso. A PNL voltada para vendas incorpora um vasto questionário desenhado para analisar o cliente em diversos níveis de comportamento.

Contornando objeções

Outro tópico importante é como eliminar objeções que o cliente pode ter para finalizar a compra. Para isso, PNL oferece técnicas que usam padrões de linguagem como a prestidigitação linguística (Sleight of Mouth) que pode ser usado pra contornar objeções em mais de 14 formas.

Essas são apenas algumas das caraterísticas de um treinamento de vendas com PNL. Acompanhe o nosso Blog para futuros posts sobre como usar a PNL para vender mais.

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho