Como identificar a necessidade de coaching

Para a psicóloga Ane Araújo, autora do livro Coach, há quatro situações que indicam a necessidade de coaching

Para todas as situações propostas, o sistema ISOR® pode ser usado para a prática do coaching, combinando os temas e a agenda de acordo com a necessidade do coachee.

Veja o que é coaching

  • Coaching para as fases de transição na vida
  • São muitas as transições pelas quais as pessoas passam ao longo da vida. A passagem da infância para a adolescência e desta para a vida adulta caracterizam mudanças significativas na vida de qualquer pessoa. Para algumas fases necessita-se de um coach específico, como os pais e os professores. Com o passar dos anos, o indivíduo adquire mais experiência e desperta para a necessidade de escolher seus próprios coaches que podem ser os amigos, a namorada ou o primeiro chefe.
  • Trainees

É comum as empresas já terem seu próprio programa de desenvolvimento para trainees. A definição de quem será o coach deverá ser tomada com a participação do próprio trainee. Embora aconselha-se  que essa liberdade seja compartilhada também com os demais funcionários da empresa.

  • Miopia e retrabalho

Esta situação acontece quando as pessoas estão sempre esquecendo coisas, ou precisam sempre revisar seus planos de trabalho. Preocupam-se com detalhes irrelevantes para o projeto, por vezes refazem todo o trabalho, não cumprindo assim prazos e comprometendo os dos colegas. Tais pessoas são fortes candidatas ao coaching.

  • Passado não resolvido

Transferências, expatriações, promoções ou demissões. São fases importantes da vida profissional de um indivíduo. O método de acompanhamento dessas transições varia de organização para organização. Algumas avaliam apenas o perfil curricular do novo empregado. Outras mais conscientes manifestam a preocupação de analisar com a pessoa o seu histórico e as suas perspectivas. Entretanto, ainda há a falta de uma estrutura de coaching que dê continuidade ao desenvolvimento deste profissional. Ocorrendo problemas não resolvidos na formação profissional.

Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

Deixe uma resposta

Fechar Menu