Como liderar uma Equipe Desmotivada ?

Gestão de equipes de alto desempenho é a base para geração de resultados superiores em qualquer realidade; equipes desmotivadas não produzem resultados em níveis esperados.

Uma equipe pode estar desmotivada por razões que vão desde as políticas de gestão que a organização adota até o estilo de supervisão, relacionamento com o chefe, salário e condições gerais de trabalho.

Todo o líder deve observar com cuidado essas questões e identificar o quanto elas estão impactando na motivação das equipes.

O alerta que o cientista Frederick Herzberg nos dá é que esses fatores – chamados de higiênicos – não motivam, mas unicamente desmotivam quando não estiverem adequados.

O que realmente motiva as pessoas tem muito a ver com o significado do trabalho e com a participação delas no processo decisório.

Montagem para Facebook 2 - Como liderar uma Equipe Desmotivada ? - gestao-de-pessoas, blog

Três dicas para você liderar uma equipe desmotivada:

1 – Sem participação não há engajamento

 Chame as pessoas para participarem da construção das soluções, dos planos e sobretudo da forma de fazer as coisas.

Tenha sempre um projeto de construção coletiva.

A participação não é somente um fator psicológico, quando estudamos a física quântica aprendemos que é um fator energético também.

Quem participa coloca um pedaço de si mesmo no que está sendo construído e isso aumenta o senso de propriedade.

2 – Visão de futuro e propósito

Envolva o coração das pessoas com o significado maior do trabalho; Para que estou fazendo isso? A expressão adequada aqui é “de propósito”.

As pessoas farão algo “de propósito” quando entenderem o significado e quando perceberem que por meio do trabalho estão realizando seus sonhos e de outros.

3 – Indique as perspectivas e crie o clima

As pessoas se desmotivam quando não veem possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

O estilo de liderança adotado, reconhecendo as pessoas e indicando perspectivas deve ser capaz de criar um tensor (clima) que favoreça o campo adequado para as pessoas agirem.

Tudo acontece dentro de um campo e este espaço influencia o comportamento das pessoas.

O líder é responsável pela formação de um campo de energia que ao interagir com a dos colaboradores “contamina” o fazer acontecer com as perspectivas positivas.

Ao contrário disso, se o ambiente somente tem reclamações, queixas e críticas, o campo criado vai contaminar os colaboradores e reforçar a desmotivação.

Se sua empresa precisa de ajuda para motivar os seus colaboradores e não sabe mas o que fazer, nos podemos ajudar. Em 8 anos, a Bazeggio Consultoria através da sua equipe, capacitou mais de 3700 pessoas no setor público e privado.

CLIQUE AQUI para marcarmos um conversa.

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho