Usando as redes sociais para encontrar trabalho

Veja como usar o as plataformas de mídias sociais para ficar por dentro de oportunidades de trabalho

Linkedin

O Linkedin é a plataforma mais adequada quando se busca trabalho (não necessariamente só emprego). Algumas dicas:

Siga as empresas de seu interesse:

As Páginas Empresariais do Linkedin funcionam também como uma ótima referência sobra a empresa e suas propostas e quando você as segue pode receber automaticamente autualizações com vagas.

Intensifique seus contatos:

Participe de grupos ligados à sua área de interesse, interaja e tome cuidado para não exagerar e tornar sua presença inconveniente.

Nos grupos você pode expor suas habilidades e conhecer as vagas que são disponibilizadas por outros participantes.

Configure uma busca personalizada usando diversos filtros:

  • Localização da vaga
  • Empresa que a disponibiliza
  • Segmento de atuação
  • Data de publicação da vaga
  • Remuneração oferecida
  • Palavras-chave.

Twitter

O Twitter é mais do que uma plataforma pra compartilhar links, seguir celebridades e conversar sobre cultura pop em 140 caracteres ou menos. Se você utiliza-la da maneira correta para atender o seus interesses profissionais, essa rede social também está cheia de oportunidades.

Atualmente, muitas empresam usam seus perfis no Twitter para promover suas oportunidades de emprego. Você usar sua conta para seguir as organizações que te interessam, divulgar seu trabalho e se conectar diretamente com diretores e recrutadores.

 Facebook

Participar de grupos públicos voltados para a sua área de atuação podem ser um ótimo meio de fazer network e conhecer outros profissionais que podem te alertar sobre alguma vaga a qual você possa se candidatar.

Além disso, se você estiver procurando por um emprego, uma boa forma de mostrar que está disponível, é postar no seu facebook que está a procura de uma vaga na sua área. Compartilhe sua experiência e habilidades para que o máximos de pessoas se engajem na sua busca. Assim, as oportunidades podem surgir por indicação e até por meio de amigos de amigos.

Essa mesma tática pode ser também empregada no twitter, especialmente se gestores e recrutadores da sua área estiverem conectados com você ou seus seguidores.

A sua imagem e reputação digital

A primeira coisa que você deve se certificar antes de usar as redes socais para encontrar um emprego é de que todos os seus perfis estejam completos e lhe confiram uma imagem profissional. Verifique se suas páginas fornecem todas as informações relevantes sobre você, principalmente seu passado acadêmico e suas experiências de trabalho anteriores. Se você trabalha com algum tipo de criação pode ser uma boa ideia incluir parte do seu portfólio.

A sua imagem de perfil também é importante e pode te ajudar bastante a transmitir uma imagem profissional ao seu perfil.

Cada vez mais empregadores tem verificado os perfis de mídia social dos seus candidatos pra ter uma ideia de que tipo de pessoa se trata e isso pode ser um fator bastante relevante na hora de decidir se uma pessoa será ou não contratada. Por isso, é importante tomar cuidado com o que você posta, segue e curte, para que suas páginas não transmitam uma ideia errada a respeito da sua conduta profissional.

Alguns dos fatores que costumam levar os recrutadores a desconsiderarem potenciais candidatos são:

  • Evidências de uso de drogas;
  • Perfis que demonstrem dificuldade de comunicação;
  • Falar mal de empregadores anteriores;
  • Postagens e comentários discriminatórios;
  • Mentir sobre qualificações.

Portanto, se você está usando a web para promover sua vida profissional, é bom tomar cuidado com tudo aquilo que possa transmitir uma imagem ruim sobre a sua conduta profissional e ressaltar aquilo que de fato é relevante para a sua atuação profissional.

Compartilhe

Uma outra dica para atrair oportunidades é gerar e compartilhar  conteúdos referentes ao seu trabalho. Isso demonstra interesse e paixão pelo trabalho e pode promover o interesse de outros profissionais.

Outra leitura recomendada: Como fazer marketing pessoal.

 

 

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Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

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