A comunicação de marketing é o desenvolvimento da comunicação estratégica organizacional junto ao mercado, visa promover, posicionar e divulgar produtos, serviços, marcas, empresas, benefícios e soluções empresariais. Ter um sistema gerencial completo é a base para esse processo. As ferramentas de comunicação são: a propaganda, a internet, a promoção de vendas, o marketing direto, os eventos culturais, o contato online com clientes e as relações públicas.https://www.marketizando.com.br/bazeggio/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gif

É o meio pelo qual empresas buscam informar, persuadir e lembrar os consumidores sobre os produtos, serviços e marca que comercializam. Dessa forma, as organizações utilizam todos os elementos em uma comunicação eficaz junto ao seu público-alvo. Para que essa comunicação funcione bem é preciso de quatro funções essenciais: codificação, decodificação, reposta e feedback.

A comunicação entre empresas e consumidores funciona da seguinte maneira:

  • Emissor: é aquele que transmite a mensagem para a outra parte
  • Codificação: é o processo de transformar o pensamento em forma simbólica
  • Mensagem: é o conjunto de símbolos que o emissor transmite
  • Meio: são os canais de comunicação através dos quais a mensagem passa do transmissor para o receptor
  • Decodificação: processo pelo qual o receptor confere significado aos símbolos transferidos pelo emissor
  • Receptor: é aquele que recebe a mensagem transferida pelo emissor
  • Resposta: conjunto de reações do receptor após a mensagem
  • Feedback: é a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor
  • Ruído: distorção não planejada durante o processo de comunicação

Esses são os pontos-chave para uma comunicação persuasiva. Isto significa que os emissores são as empresas, que precisam conhecer bem seu público-alvo identificando alguns aspectos, tais como: qual é a audiência que desejam alcançar, qual é o perfil social, quais são os hábitos e costumes desse público e quais respostas desejam obter. Isso é essencial para melhor posicionar o processo de comunicação integrada de marketing. Mas é preciso lembrar que este estudo deve ser cuidadoso, que tenha como premissa o respeito à privacidade, o que permite determinar a comunicação com os clientes. Outro fator é desenvolver canais de feedback para que seja recebida às respostas dos receptores.

Com o desenvolvimento estratégico da comunicação integrada de marketing voltado para o plano mercadológico organizacional, as empresas podem buscar a interação total com o mercado e seus clientes, transformando a relação passiva de compra em relacionamento rentável de longo prazo.

Fontes: Publicidade digital, Enfato, Artigonal e Fae.edu

Suzana Tenório

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo



    Deixe uma resposta