Desenvolvendo habilidades para Coaching e Mentoring

Veja as principais habilidades para atuação em coaching e mentoring

Se você pretende ser um líder coach, saiba que muitos profissionais, mesmo executivos experientes, sentem dificuldade em aplicar ferramentas de coaching e mentoring de forma efetiva. Mentoring não se resume esclarecer dúvidas e dar conselhos; a atividade requer um conjunto muito específico de habilidades teóricas e práticas.

Você sabe o que é coaching?

A seguir, você vai conhecer algumas das habilidades necessárias para a prática. Acompanhe nossa página para novas oportunidades de treinamentos e cursos em Mentoring e Coaching.

1. Proporcionar momentos abertos e de apoio a discussão

Procure adquirir confiança encorajando a discussão aberta, onde cada um tem uma voz e pode expressar seu ponto de vista, incluindo a troca de experiências pessoais ou situações de dificuldade. Assim, o aprendiz vai se sentir confortável para se manifestar no grupo.

  • Respeite as individualidades dos profissionais. Personalidades diferentes podem demandar de você formas diferentes de abordagem. Além disso, o nível de desenvolvimento de cada um vai definir qual o melhor estilo a ser usado.
  • Seja paciente caso o aprendiz pareça sem foco. Você pode ajuda-lo a se concentrar apresentando e discutindo opções.
  • Deixe claro que você também deseja aprender com a experiência.

2. Mostre que é capaz de ouvir e acompanhar

Muitos de nós precisamos aperfeiçoar nossa capacidade ouvir o outro; nós tendemos a falar mais do que ouvimos e interromper as pessoas mais do que o necessário.

  • Faça perguntas e demonstre interesse para que seu aprendiz se sinta o mais aberto e receptivo possível (Exemplo: por que você decidiu se formar em Comunicação e quais os seus objetivos em longo prazo?).
  • Uma vez que tiver ouvido inteiramente a uma resposta, acompanhe com perguntas para demonstrar verdadeiro interesse (Exemplo: Depois que completar se estágio, o que você espera que seja seu próximo passo?).
  • Se você não conseguir entender alguma coisa, tente parafrasear pra ter que certeza se conseguiu compreender o que a pessoa está tentando expressar (Exemplo: então o que você quer dizer é que pretende aprender mais sobre o assunto?).
  • Depois de discutir uma determinada questão numa conversa, certifique-se de acompanhar o progresso através de novas conversas, um telefonema ou email.
  • Não presuma que alguém que trabalha pra você vai te seguir cegamente; para direcionar seus aprendizes, diga algo como “Minha experiência foi essa, o que você sugere como alternativa?”.

3. Ofereça feedback construtivos

É importante que você saiba perceber em que patamar está sua relação com um aprendiz e o seu grau de abertura. Não dê feedbacks negativos até que uma relação forte esteja estabelecida e a pessoa esteja pronta para recebê-los.

  • Balanceie críticas e elogios para um feedback eficaz e construtivo.
  • Seja específico e descritivo com os comportamentos que você quer indicar oportunidade de melhoria.
  • Mantenha o foco em comportamentos que podem ser mudados – e não traços de personalidade – e comportamentos que estejam de acordo com a empresa/projeto em questão.
  • Ajude os aprendizes a definir metas específicas e realistas com orçamentos e prazos. Monitore o progresso e ajude-os a fazer adaptações quando necessário, sempre demonstrando encorajamento.
  • Quano surgir um empecilho, não pense que você deve ter todas as respostas. Encoraje o grupo a pensar em estratégias e cheguem jtduntos a uma solução.

 

 

 

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Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

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