Aqueles que se propõem ou tem a responsabilidade de liderar equipes enfrentam novos desafios todos os dias. Uma das principais especialistas em redes sociais, Charlene Li, lançou recentemente o livro Liderança Aberta, que aborda esse assunto.Segundo ela, as novas tecnologias nos permitem abrir mão do controle e, mesmo assim, nos manter no comando. As ferramentas de comunicação e de compartilhamento são cada vez melhores e mais baratas, permitindo contatos íntimos com tudo o que está acontecendo com clientes e colaboradores. A partir dessa comunicação mais direta, os líderes são desafiados a abrir mão do controle, mas permanecer no comando. A Sra. Li define liderança aberta:

“Ser confiante e humilde o suficiente para abrir mão da necessidade de estar no controle, ao mesmo tempo em que inspira em cada pessoa o compromisso de alcançar objetivos comuns.”

Muito interessante também é a proposta de novas regras para o cultivo de relacionamentos construtivos num ambiente de menos comando e controle.

(Por Evaldo Bazeggio, publicado em 22 de abril de 2011)

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo



    Deixe uma resposta