O Facebook afeta sua produtividade? Conheça o pomodoro.

Método de gerenciamento de tempo e produtividade

Quem nunca se distraiu na hora de executar uma tarefa? Ainda mais com as redes sociais em alta como Facebook, Twitter, Orkut, Youtube, blogs, e-mails, etc. E neste exato momento que você ler este texto, há milhares de pessoas trabalhando, ou melhor, tentando se concentrar para trabalhar ou até mesmo para realizar uma simples tarefa, como responder o e-mail do chefe, escrever um bilhete.

Essas distrações representam milhões de reais desperdiçadas por dia em tempo improdutivo dos colaboradores distraídos. Se sua produtividade é afetada por esses fatores, a técnica de “pomodoro” pode ser a solução.

O método de “pomodoro” foi desenvolvida na década de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, que atualmente possui uma empresa de consultoria em produtividade. O “pomodoro” utiliza um cronômetro para dividir o trabalho em períodos de 25 minutos. Desenvolver várias tarefas ao mesmo tempo é uma atividade muito difícil para algumas pessoas. Para outras o problema não está na quantidade das ocupações, mas na produtividade e na qualidade dos resultados obtidos. Esse método foi desenvolvido para auxiliar e organizar o “timer” de intervalo diante dessas duas situações.

Em 1992, Francesco lançou um livro sobre o método e com o tempo a técnica dominou a internet e se popularizou entre os internautas do mundo inteiro. Basicamente a técnica concentra-se na gestão de tempo, em que são feitas pausas cronometradas com um único objetivo: aumentar significativamente a agilidade mental. Além disso, obtêm-se também mais respostas na produtividade das tarefas.

Vamos aos passos iniciais do “pomodoro”:

1º – Escolha a tarefa a ser executada

2º – Ajuste o “pomodoro” (alarme) para 25 minutos

3º – Trabalhe na tarefa até que o alarme toque; em uma planilha anote os intervalos

4º – Faça uma pausa curta, cerca de 3 a 5 minutos

5º – A cada quatro “pomodoros” faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos

Há outras dicas, como planejar, controlar o tempo, fazer registros e visualizar seu desempenho. Essas também são essenciais para a técnica de“pomodoro”. Todo monitoramento do que se faz durante o desenvolvimento das atividades é fundamental para atingir as metas e ter bons resultados.

de maior relevância, são aquelas que devem ser feitas no dia. Isso significa estimar as atividades que exigem maior esforço. Lembre-se de que cada “pomodoro” refere-se a um intervalo de 25 minutos, e que deve ser registrado na lista de controle. Com isso, é possível uma auto-observação acerca do desempenho e do tempo gasto em cada tarefa.

O objetivo dessa técnica é reduzir as interrupções e os desperdícios de tempo em cada tarefa executada, o que possibilita também adiar outras atividades que possam interromper o seu “pomodoro”.

O que fazer nos pomodoros?

Os “pomodoros” são os intervalos. É o seu momento livre e determinado para fazer exatamente aquilo que mais atrapalha sua concentração, por exemplo, checar os e-mails, navegar e pesquisar na internet, ir ao banheiro, ouvir aquela música predileta, renovar o café, acessar o Facebook, Twitter etc.

Essa técnica contribui essencialmente para o desenvolvimento de concentração e disciplina.

Mãos à obra! Coloque a técnica “pomodoro” em prática durante a execução de suas atividades.

Fontes: Valor EonômicoMochila BináriaArata Academy e Wikipedia

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho