Saiba dos principais conceitos da Educação Corporativa

A educação corporativa concentra-se nas atividades de modelar, difundir e aplicar conceitos, teorias e todo tipo de conhecimento empresarial. Dessa forma, a organização deve interagir com seus colaboradores com o propósito de tornar essa empresa mais capacitada para alcançar metas e objetivos.

De acordo ainda com o primeiro capítulo-Educação nas empresas, do livro Educador corporativo, veja aqui alguns conceitos importantes para aplicar a educação nas organizações:

Evento de aprendizagem: o foco está nas tarefas dirigidas como algo específico nas organizações;

Desenvolvimento: atividades destinadas a preparar dos profissionais para enfrentar novos papéis dentro das empresas, com alcance de médio prazo. São atividades típicas na formação de bancos de oportunidades;

Educação: forma as pessoas para a vida empresarial e para a convivência, busca sempre um alcance de longo prazo;

Competências corporativas ou institucionais: conjunto de qualificações e tecnologias que possui uma entidade necessária para o alcance dos objetivos estratégicos;

Diante desses conceitos, segundo Scott Parry a competência resulta de três fatores básicos:

Conhecimentos: que trata do saber fazer por meio da compreensão dos conceitos e o domínio das técnicas. Resulta normalmente de um processo de estudo, que é cognitivo.

Habilidades: apresentam uma ligação com o conceito de desenvolvimento e representa a capacidade de fazer acontecer, de realizar. Normalmente ligado ao conceito de “talento” às habilidades.

Atitudes: referem-se ao modo de agir das pessoas em relação aos fatos, ao ambiente e às outras pessoas. É o querer fazer.

Para a consultora de desenvolvimento de pessoas, Glória Cascaes além desses três fatores acrescenta-se o quarto:

Saberes: é próprio daqueles que já saborearam. Saber e sabor têm a mesma origem etimológica, significam a mesma coisa. Assim, saber é diferente de conhecimento, porque resulta da experiência.

A educação corporativa nada mais é do que agregar valor permitindo que a empresa se destaque no mercado. Contudo, cada conceito da estratégica da organização deve ser bem ponderada e conceituada para que a qualificação dos colaboradores da empresa seja o diferencial das demais.

Há outros conceitos essenciais que também precisam de atenção, são eles:

Planejamento estratégico: nele deve conter a indicação das ações prioritárias dos desafios estratégicos e dos desdobramentos dessas ações no perfil competência das pessoas;

Mapeamento de competências: é preciso mapear continuamente as competências críticas dos profissionais da empresa para reduzir eventuaisgaps;

Desejo do gestor: não basta ter somente conhecimentos técnicos e clareza na apresentação, mas o domínio de metodologias de ensino que substituam em parte as exposições tradicionais.

A partir da definição: visão, missão, objetivos estratégicos, desafios e metas empresariais, torna-se mais fácil o desdobramento e a definição das competências necessárias para as pessoas. O próprio planejamento já define as competências corporativas ou institucionais e a partir dessas a formulação do perfil necessário para as pessoas.

Fontes: Eboli, Marisa. Educação corporativa no Brasil: Mitos e verdades;  Fleury, A.&M.T.Fleury. Estratégicas empresariais e formação de competências; Gramigna, Maria Rita.Modelo de competências e gestão de talento;  Hamel,G.&C.K Prahalad. Competindo pelo futuro e Evaldo Bazeggio. 

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Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

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