Mandar e-mail ficou obsoleto

Em Janeiro de 2011, incluí a competência “mandar e-mail” no slide das aulas e dos cursos onde falo sobre o tratamento a ser dado às competências que não servem mais para nosso dia-a-dia. Para mim o fato dos jovens não usarem e-mail já evidencia sua decadência.

Alguns estranharam a previsão ao ponto de tuitar gracinhas a repeito. Agora, menos de um ano se passou e os sinais dessa previsão se mostram evidentes. Meus colegas de projeto Publix em Goiânia insistem para usarmos somente o drop-box na construção dos documentos e produtos. Tenho milhares de mensagens não lidas a minha caixa de entrada e ninguém me reiterou. Fiz uma análise das mensagens recebidas na última semana e menos de 10% tinham alguma utilidade.

Nesse cenário, o uso das redes sociais tem demonstrado o mais forte substituto do velho e-mail, criado em 1969. Um exemplo é  a empresa de TI Atos, que adotou o facebook como plataforma de mensagens entre seus 74 mil empregados.

De acordo com a ABC News, o plano da empresa é, inicialmente, utilizar o Facebook para comunicação interna e, somente depois, estender seu uso para entrar em contato com clientes e colaboradores.

Nessa guerra entre plataformas o GMAIL vai ter que correr. O sistema Messages do Facebook é capaz de integrar e-mails, SMS, chat e mensagens via rede social. Segundo Mark Zuckerberg, o objetivo da plataforma é simplificar a comunicação entre as pessoas.

E você, já está aposentando e-mail?

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho