Nove maneiras de aperfeiçoar sua mesa de trabalho

 “Seu espaço de trabalho precisa servir tão bem quanto um terno sob medida.” É o que diz o ergonomista da Universidade da Califórnia David Rempel, em entrevista ao site Entrepreneur. “Se eu for a sua estação de trabalho e você é dez centímetros mais alto do que eu, não serve pra mim.”

Se o local onde você realiza as suas atividades não é adequado pra você, isso é um problema. A velocidade com que você digita, por exemplo diminui e fica mais suscetível aos erros se você não estiver confortável. Se você ignora uma dor ou tensão no seu pescoço, coluna, punhos etc, você pode acabar desenvolvendo uma lesão, como túnel do carpo ou lesão por esforço repetitivo.

Por outro lado, estudos mostram que se seu local de trabalho é de fato apropriado pra você, o seu rendimento pode aumentar de 10 % a 15%. Mesmo assim, a Ergonomina, que é o estudo de como as características físicas do local de trabalho afetam o desempenho dos profissionais, ainda é deixada de lado por muitas empresas. Rempel afirma que já viu na sua carreira, vários novos profissionais que tentam demonstrar bom desempenho e acabam machucados no processo.

 “Logo de cara, eles [novos funcionários] trabalham 50, 60, 70 ou 80 horas por semana na frente de um computador”, ele conta. “Essas pessoas acabam com problemas e lesões muito mais cedo do que teriam caso tivessem recebido algum treinamento sobre como adequar seu espaço de trabalho.”

 “Muitos profissionais acham que a mente é seu instrumento de trabalho, e não prestam atenção no corpo até que algo começa a incomodar,” explica Rempel. “Eles ignoram as dores físicas para não atrapalhar suas tarefas e aí, dois meses depois, eles não conseguem nem mais usar o mouse. Os ombros doem. Eles precisam tirar uma folga, senão podem ficar com uma lesão permanente. É uma história comum.”

Para ajudar a prevenir que essa também se torne sua história, veja este guia rápido para organizar melhor seu local de trabalho para não prejudicar sua saúde e melhorar sua produtividade.

Nove maneiras de aperfeiçoar sua mesa de trabalho infográfico - Nove maneiras de aperfeiçoar sua mesa de trabalho - inovacao

 

Texto, imagem e infográfico adaptados de Entrepreneur.

 

 

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho