Qual de nós nuca se pegou tentando recordar onde deixou suas chaves ou o nome de um conhecido que não a vê há algum tempo? Ter uma memória boa depende da saúde e vitalidade do seu cérebro, mas há maneiras de trabalhar e desenvolver seu funcionamento. Seja você um estudante procurando uma forma de facilitar sua aprendizagem ou um idoso que deseja presevar sua mente afiada, a Programação Neuro Linguística (PNL) oferece diversas ferramentas para deixar seu cérebro funcionando a todo o vapor.

Os métodos de modelagem da PNL ganharam enorme sucesso ao longo das últimas e têm sido usados ​​em uma série de sessões de desenvolvimento pessoal e terapia Desenvolvida na década de 70 por Richard Bandler e John Grinder, PNL é o estudo de como as pessoas pensam se comportam e se comunicam. Veja alguns pressupostos da memorização e como pode trabalha-la com a Pnl.

Associação e  o Método de Loci

Quando você como algo que lembra a sua infância, ou sente um perfume que te lembra de uma pessoa específica, trata-se da sua mente associando memória afetivas. Uma imagem, um som, um cheiro, um sabor ou um toque são recursos muito úteis para trazer uma lembrança de volta à tona. Essa é a forma como nossos cérebros funcionam, eles associam os sentidos com a informação.

Um método de memorização por associação bem conhecido é o “Método de loci.” Esta técnica foi desenvolvida em tempos antigos para memorizar discursos e é utilizada até hoje. Para usa-la, você vincula informações visuais ao longo de um caminho. Primeiro, pense em um percurso que já fez várias vezes e esteja nítido na sua memória, como um passeio de sua casa ou o trajeto para o trabalho. Imagine-se fazendo o trajeto e tente identificar características distintas por onde você passa, como um banco ou uma placa, por exemplo.

Cada objeto corresponderá a algo que você precisa lembrar. Depois de ter estabelecido o seu caminho e os marcos, você associa mentalmente cada lembrança a um desses itens.

Recursos Mnemônicos

Recursos mnemônicos são ferramentas de retenção da memória. Eles podem ser palavras, imagens ou quaisquer outras associações que ajudam a ligar conceitos e informações em conjunto. As siglas, por exemplo são um dispositivo mnemônico formados pelas letras iniciais das palavras que compõe um nome ou frase.

Uma forma de usar os recursos mnemônicos no cotidiano é organizar as informações que você tem que se lembrar em uma palavra ou sigla, de acordo com a sonoridade ou iniciais das palavras. Veja um exemplo de como utilizar o macete.

  • Para se lembrar dos Três atributos do Ato administrativo, uma estratégia pense da sigla PAI disposta da seguinte forma:

P – Presunção de legitimidade;

A – Auto-executoriedade;

I – Imperatividade;

Outra forma de utilizar os recursos mnemônicos são através dos acrósticos, que seguem o mesmo raciocínio das siglas. Frases acrosticas são mais úteis para se lembrar de listas ordenadas ou sequências de eventos. Em um acróstico, você usa as letras iniciais, sílabas ou palavras de uma frase para lembrar  de uma mensagem ou conjunto de conceitos. Veja um exemplo de acróstico na canção de Roberto Carlos:

Acróstico

M ais que a minha própria vida
A lém do que eu sonhei pra mim
R aio de luz
I nspiração
A mor você é assim
R ima dos versos que eu canto
I menso amor que eu falo tanto
T udo pra mim
A mo você assim

M eu coração
E ternamente
U m dia eu te entreguei

A mo você
M ais do que tudo eu sei
O sol
R aiou pra mim quando eu te encontrei

Agora veja o poema que Ofélia Queirós dedicou a Fernando Pessoa:

Fazia bem em me dizer
E grata lhe ficaria
Razão porque em verso me dizia
Não ser o bom-bom para si…
A não ser que na pastelaria
Não lho queiram fornecer
D’outro motivo não vi
Ir tal leva-lo a crer.
Não sei mesmo o que pensar
Há fastio para o comer?
Ou não tem massa pr’o comprar?!

Peço porém me desculpe
Este incorrecto poema
Seja bom e não me culpe
Sou estúpida, e tenho pena
O Sr. é muito amável
Aturando esta… pequena…

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo



Deixe uma resposta