Como o líder pode saber o que está acontecendo na organização? O líder sabe tudo?

Em situações de crise, alguns líderes podem dizer que não sabiam o que estava acontecendo … é possível isto acontecer?

O objetivo deste post é: Identificar como o líder pode reduzir os riscos de não ter informações sobre sua equipe e organização, desmistificando a ideia de que é impossível ter controle de tudo o que acontece sob a sua liderança.

Ter competência e ter método

O líder saber tudo não é algo inatingível.  É tudo uma questão de estilo, competência e método.

De um modo geral as estruturas das organizações, se assemelham a uma pirâmide, com níveis hierárquicos.  Para que isto funcione, é preciso fazer que as peças se encaixem, mesmo não sendo uma máquina. Fazer as peças se encaixarem é uma atividade do líder.

As organizações públicas e privadas foram construídas com grande quantidade de níveis hierárquicos, o que tornou muito complexo sua governança.

Hoje, se você está em uma organização com mais de três níveis hierárquicos, DESCONFIE.

Mesmo organizações multinacionais (ex: Google, Facebook, Uber) possuem reduzida quantidade de níveis de comando.

Na gestão pública, principalmente, nem sempre é possível reduzir estes níveis, pois existem conflitos de interesses que atrapalham o líder saber tudo.

Quero demonstrar como estes conflitos atrapalham, citando o livro: Da governança a esperança do ministro do Tribunal de Contas, Augusto Nardes, um dos grandes estudiosos da governança pública.

No quadro abaixo cito o que a sociedade deseja do Estado e o que os agentes públicos podem realizar.

Na gestão pública, quanto mais os líderes atuarem em consonância com o que a sociedade deseja, mas eles terão condições de saber o que está acontecendo na sua base e eu explico por que.

Atender o que a sociedade deseja exige transparência, e na medida em que você tem método de transparência e competência administrativa, haverá mais facilidade para conhecer o que está acontecendo.

Nas organizações privadas é preciso entender:

Qual o ambiente da sua concorrência? Como ela está se preparando? O que de fato faz diferença no mercado? Qual as necessidades dos seus clientes?

Não perca o que importa para o seu cliente! Estilo, método, modelo de gestão permitem que o cliente confie no seu negócio ou organização.

Veja também … Ferramentas indispensáveis para o líder ter pleno conhecimento do que está acontecendo no seu negócio, projeto e equipe.

Em Breve … Medidas Práticas para saber tudo o que está acontecendo.

 

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