“Mentoria é um processo de transferência, de insights,aquisição de nova mentalidade a partir do relacionamento do Mentor e o Mentorado

Tem como eixo a felicidade humana e obtenção de formas de vida mais satisfatórios e coerentes. Promove qualidade em Liderança, Relações, Carreira, Mentalidade, Vida e Felicidade.” Marcos Wunderlich

A primeira vez que tive contato com A MENTORIA REVERSA foi numa visita que fiz à Universidade Aberta do Reino Unido (Londres), nos final dos anos 1990. Para superar a resistência dos professores à adoção do computador foi criado o “Dia do Aluno Mestre”. Nesse dia os alunos eram professores (de informática, editor de texto, etc) e os professores viravam alunos. Na continuação os alunos apoiavam os professores na adoção de tecnologias informatizadas. A metodologia nasceu nos Estados Unidos, na General Eletric, onde Jack Welch propôs que os gestores da companhia aprendessem a usar a internet com os colegas mais jovens.

Depois disso sempre me incomodou um pouco o fato de que mentoria é atrelada à idéia de uma pessoas mais experiente, sênior, com mais idade etc. Nos treinamentos do sistema ISOR, a Mentoria é tratada numa visão interconectada entre Mentoring, Advice, Coaching e Holomentoring® e por isso usamos um conceito proposto por Marcos Wunderlich que é mais abrangente e já contempla pessoas jovens como mentores.

Agora sabemos que a mentoria reversa vem sendo utilizada com sucesso em mudança de mentalidade que vai além da tecnologia, em temas ligados à diversidade e inclusão. Nesse tema trazem uma abordagem  de comunidades LGBT, afro, mulheres e pessoas com deficiência. (Jornal Valor 17.06, p. B2). A matéria cita exemplos de projetos de sucesso em empresas dos mais diversos ramos de atividade. Em qualquer das dimensões, tecnologia, mídias sociais ou diversidade, é importante a abertura da mente por parte do mentorado. Aquilo que eu chamo de Cabeça Banda Larga.

Salientamos que a mentoria verdadeira é sempre a partir de uma postura prestadia e por isso beneficia os dois lados,  mentores e  mentorados (ou será mentoreados?).

Veja os cinco benefícios da mentoria reversa:

  1. Ampliação da Capacidade de Liderança;
  2. Aumento da compreensão das diferenças entre gerações e grupos;
  3. Devem incluir temas em que os líderes seniores tem necessidade de ampliação de mentalidade;
  4. Os mentores sentem mais satisfação pelo contribuição qualificada  ao negócio;
  5. Permite a utilização de metodologias e referenciais holosistêmicos.

 

 

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo



Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho