Curso: Gestão de Contratos

Melhoria da gestão de contratos, reduzindo os riscos perante os órgãos de controle e garantindo melhor qualidade dos projetos, processos e produtos.

Apresentação

O desafio diante das decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) e a relação com a terceirização são alguns dos desafios dos profissionais responsáveis pela gestão de contratos e serviços. Pensando nisto,  oferecemos um curso específico para Gestão de Contratos, abordando de maneira técnica e operacional as situações que um fiscal ou gestor de contratos pode encontrar durante o acompanhamento e a fiscalização dos contratos, visando a melhoria da gestão de contratos com terceiros, reduzindo os riscos perante os órgãos de controle e garantindo melhor qualidade dos projetos, processos e produtos envolvidos nas contratações.

  • Servidores públicos que atum na área de compras e contratações – gestores públicos – gestores e fiscais de contratos;
  • Membros das comissões de licitação;
  • Pregoeiros e equipe de apoio.
  • Contrato administrativo – princípios aplicáveis, conceito, classificação e cláusulas obrigatórias, alterações contratuais, duração dos contratos (vigência e eficácia) e aplicação de sanções motivadas pela inexecução contratual.
  • Terceirização de serviços – conceito, aplicação, objetos, cronogramas de execução, a contratação por postos de trabalho ou produtividade, projeto básico, termo de referência de serviços e justificativa das necessidades da contratações;
  • A estimativa da contratação e a ampla pesquisa de mercado, formas de pesquisas – evolução do TCU a respeito das pesquisas de mercado, unidade de medidas para contratação de serviços e as propostas de preços;
  • O fiscal e o gestor do contrato; atribuições legais,liquidação da despesa, classificação das despesas liquidadas, cronograma dos contratos, acompanhamento e fiscalização dos contratos, notificações de mero expediente,notificações administrativas, formulários ideais para execução da fiscalização, a fiscalização inicial, a mensal e a especial;
  • A repactuação de preços dos contratos administrativos de serviços – análise das planilhas, serviços de limpeza e conservação e os acréscimos contratuais.
  • Instrutor com larga experiência no assunto, requisitado por instituições renomadas como ENAP e ESAF, treinou mais de 2.000 servidores públicos nos últimos cinco anos, dos quais aproximadamente 900, no estado de S. Paulo;
  • Aplicação prática observando o cotidiano dos próprios participantes;
  • Equipe preparada para entendimento das necessidades do cliente,  com a possibilidade de personalização do conteúdo do curso a realidade da organização.

Carga Horária

  • 20 Horas

Ideal para

  • Servidores públicos que atum na área de compras e contratações – gestores públicos – gestores e fiscais de contratos;
  • Membros das comissões de licitação;
  • Pregoeiros e equipe de apoio.

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Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

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