PDV CAIXA – COMO EU FIZ
Projeto do Ministério da Saúde em 2008

Minha Experiência e o contexto do PDV

Os programas de incentivo ao desligamento nas estatais passaram por muitas transformações nos últimos 15 anos. Vão desde um enxugamento compulsório dos quadro de pessoal até um incentivo para saída daqueles que já estão com benefício pelo INSS.

Atualmente ele é usado principalmente para incentivar as pessoas que já têm condições de se aposentar. Normalmente as empresas preveem uma economia de recursos no médio prazo pois podem substituir pessoas com remuneração mais alta por novos empregados ou simplesmente reduzir quadro pelo avanço tecnológico.

No caso da Caixa Econômica, em 2019, ela está dando um incentivo de 9,7 remunerações base do empregado, limitados a R$ 480 mil, como apoio financeiro de caráter indenizatório.

Quando eu sai no PDV, o que eu analisei?

Primeiro eu comparei a rende que eu ia receber com a que eu tinha quando estava na ativa. Sabendo que eu ia ter anualmente 3 remunerações a menos.

Apesar da relevância da questão financeira, foi muito importante eu me preparar psicologicamente e pensar o que faria depois que de sair da CAIXA.

Vai constituir outra carreira?

Tirei uma licença sem vencimentos antes de me desligar, arrumei um emprego no mercado e fui à luta. Um ano depois voltei à ativa no momento que havia um programa de incentivo.

Isso foi muito importante na época que eu saí no PDV. EU já tinha me aposentado pelo INSS, e me preparei para sair em um programa que fosse vantajoso.

Outro detalhe importante, foi manter o plano de saúde, porque este plano no caso da Caixa Econômica é um valor bem relevante. Determinados tipos de PDV, ou parcelas de público alvo não mantém o plano de saúde.

O período que passei fora, de licença, serviu para avaliar o mercado que iria atuar. Ao sair fui trabalhar com grandes empresas de consultoria para aprender os métodos e poder usar futurmente na minha empresa.

No dia 23/05 , junto com o consultor Cortez, compartilhamos mais detalhes da minha experiência no webinário. Veja como aconteceu.

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Evaldo Bazeggio

Diretor Fundador e Diretor Técnico da Bazeggio Consultoria. Executivo com mais de trinta anos de experiência em gestão de equipes e organizações públicas e privadas. Certificado internacionalmente Master Coach ISOR® em Coaching, Mentoring e Holomentoring®. Consultor de estratégia, desenvolvimento organizacional e de pessoas, em organizações.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
Fechar Menu
×
×

Carrinho