As atividades de consultoria destinam-se a melhorar o desempenho e a competitividade de qualquer organização. Nesse sentido, devem contemplar todas as dimensões relevantes para a performance, com destaque para estratégia, estrutura e gestão de pessoas para resultados.

Independente da natureza de uma empresa (privada, pública ou sem fins lucrativos) todas buscam algo que chamamos de “resultados organizacionais”.

Assim, a primeira coisa a definir em um processo de consultoria são os “resultados” que a organização está almejando. Este é o ponto de partida e está no centro de qualquer atividade posterior, conforme demonstra a figura “Dimensões do Resultado”.

Para a definição dos resultados, a consultoria contribui em planejamento e projeção dos mesmos, definição de objetivos e metas, painéis de controle dos resultados e uso do Balanced Scorecard.

A partir da identificação desses resultados a consultoria pode ser feita nas dimensões:

Dimensoes do resultado (1)

Estratégia:

Análise do posicionamento no mercado, público alvo, diferenciais competitivos, estratégias genéricas e avançadas, marketing, cadeia de valor, finanças, fusões e aquisições, dentre outros aspectos. Uma ferramenta usada é o Canvas do Modelo de Negócio baseado no BMG-Business Model Generation.

Estrutura:

Organização interna, organograma, processos e métodos de trabalho, definição de fluxos e papéis , eliminação de custos invisíveis, agregação de tecnologia, dentre outros. Também contempla a análise de recursos estruturais intangíveis como por exemplo a marca.

Pessoas:

Perfil da liderança dos gestores, dimensionamento da força produtiva, desenvolvimento de gestores, coaching, treinamentos técnicos (presenciais e à distância). Nessa dimensão devemos usar a Gestão de Pessoas para Resultados.

Essas dimensões salientadas podem ser tratadas todas ao mesmo tempo ou gradativamente. Eventualmente, pode-se escolher só uma dimensão. Por isso, o diagnóstico é o primeiro passo de qualquer processo de consultoria.

 

A Quem se Destina

  • Empresas de qualquer porte que desejem organizar seu futuro
  • Organizações e entidades públicas
  • Áreas (departamentos) de grandes organizações públicas e privadas

Saiba mais sobre nosso trabalho

Preencha o formulário a seguir que entraremos em contato.

Alguns Clientes e Trabalhos Realizados

CAIXA

A CAIXA tem demandado trabalhos específicos de consultoria na área de educação corporativa. Um desses projetos, realizado em 2017, foi de diagnóstico organizacional em uma de suas unidades estratégicas situadas em SP. Outro exemplo foi uma atividade de mediação e negociação em uma filial localizada no Rio Grande do Sul.

EMGEA

Em 2013 a EMGEA contratou a Bazeggio Consultoria para elaboração de uma Plano para orientar a capacitação e desenvolvimento de seus gestores e técnicos, por meio do mapeamento de competências necessárias a cada cargo, trilhas de aprendizagem e plano de desenvolvimento das equipes.

Engenho Comunicação

Em 2013 a Bazeggio Consultoria realizou uma consultoria para a Engenho Comunicação com o objetivo de consolidar a estratégia, estudar e propor modelo de gestão de estrutura e pessoas  para o cliente.

Ministério da Cultura

Em 2011 a Bazeggio Consultoria foi contratada pelo Ministério da Cultura para realizar uma consultoria de modelagem da equipe de análise do passivo de prestação de contas. O projeto durou oito meses.