Confira oito passos para liderar a mudança em sua empresa

Com o mercado em constante transformação, as organizações necessitam também acompanhar essa dinâmica. Um dos maiores desafios que os líderes enfrentam é a condução do processo de mudança.

A adequada condução desse processo vai garantir eficiência e a transformação necessária ao sucesso futuro. Um dos maiores especialistas mundiais em gestão da mudança, o doutor em Comunicação Organizacional pela Harvard Business School, John Kotter, reuniu em oito passos dicas importantes sobre o processo de mudança nas empresas. Veja quais são:

1º Passo – Crie um senso de urgência

É necessário inspirar às pessoas para a mudança e não apenas pressioná-las para uma causa que não diz respeito a elas. Para fazer isto acontecer, Kotter recomenda:

-Traga as informações de fora para dentro.
-Comporte-se com urgência todos os dias.
-Encontre a oportunidade diante da crise
– Lide com o “não”

2º Passo – Crie a aliança administrativa

Para Kotter, é preciso ter uma aliança, ou seja, uma espécie de coligação de pessoas que serão líderes da mudança dentro da empresa. Para conduzir um processo de mudança é preciso ter um comitê composto por pessoas de alta credibilidade.

3º Passo – Desenvolver uma visão de mudança

Para que a gestão de mudança seja eficiente, a organização precisa esclarecer como o futuro será diferente do passado. Assim, as pessoas terão claro o ponto de inflexão.

4º Passo – Comunicar a visão para os Buy-in

É necessário garantir que o máximo de pessoas possível compreenda e aceite a visão de mudança. Ainda mais importante do que aquilo que é dito, é o que é feito. Os líderes que querem transformar suas organizações devem se tornar um exemplo vivo da nova cultura corporativa. “Nada compromete um programa de comunicação mais rapidamente do que as ações inconsistentes pela liderança”, alerta Kotter.

5º Passo – Retire Barreiras

1 – Remova os obstáculos à mudança
2 – Mude sistemas ou estruturas que comprometem seriamente a visão
3 – Incentive a tomada de riscos e ideias não tradicionais, atividades e ações

Normalmente, a melhor solução é o diálogo honesto.

6º Passo: Gerando vitórias a curto prazo

1 – Plano de melhoria de desempenho visível
2 – Criar as melhorias
3 –  Reconhecer e premiar os funcionários envolvidos com as melhorias

As vitórias servem também como objetivo prático de contribuir para afinar a visão e as estratégias. A coalizão administrativa recebe informações importantes que permite achar o curso correto.

7º Passo – Não desanime

1 – Utilize maior credibilidade para mudar sistemas, estruturas e políticas que não se encaixam na visão.

2 – Contrate, promova e desenvolva colaboradores que possam implementar a visão da empresa.

3 – Revigore processos com novos projetos, temas e agentes de mudanças.

8º Passo – Projete a mudança

1 – Articule as conexões entre os novos comportamentos e o sucesso organizacional.

2 – Crie maneiras de assegurar o desenvolvimento da liderança e da sucessão.

Fonte: HSM

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