Gestão de equipes de alto desempenho é a base para geração de resultados superiores em qualquer realidade; equipes desmotivadas não produzem resultados em níveis esperados.
Uma equipe pode estar desmotivada por razões que vão desde as políticas de gestão que a organização adota até o estilo de supervisão, relacionamento com o chefe, salário e condições gerais de trabalho.
Todo o líder deve observar com cuidado essas questões e identificar o quanto elas estão impactando na motivação das equipes.
O alerta que o cientista Frederick Herzberg nos dá é que esses fatores – chamados de higiênicos – não motivam, mas unicamente desmotivam quando não estiverem adequados.
O que realmente motiva as pessoas tem muito a ver com o significado do trabalho e com a participação delas no processo decisório.
Três dicas para você liderar uma equipe desmotivada:
1 – Sem participação não há engajamento
Chame as pessoas para participarem da construção das soluções, dos planos e sobretudo da forma de fazer as coisas.
Tenha sempre um projeto de construção coletiva.
A participação não é somente um fator psicológico, quando estudamos a física quântica aprendemos que é um fator energético também.
Quem participa coloca um pedaço de si mesmo no que está sendo construído e isso aumenta o senso de propriedade.
2 – Visão de futuro e propósito
Envolva o coração das pessoas com o significado maior do trabalho; Para que estou fazendo isso? A expressão adequada aqui é “de propósito”.
As pessoas farão algo “de propósito” quando entenderem o significado e quando perceberem que por meio do trabalho estão realizando seus sonhos e de outros.
3 – Indique as perspectivas e crie o clima
As pessoas se desmotivam quando não veem possibilidades de crescimento pessoal e profissional.
O estilo de liderança adotado, reconhecendo as pessoas e indicando perspectivas deve ser capaz de criar um tensor (clima) que favoreça o campo adequado para as pessoas agirem.
Tudo acontece dentro de um campo e este espaço influencia o comportamento das pessoas.
O líder é responsável pela formação de um campo de energia que ao interagir com a dos colaboradores “contamina” o fazer acontecer com as perspectivas positivas.
Ao contrário disso, se o ambiente somente tem reclamações, queixas e críticas, o campo criado vai contaminar os colaboradores e reforçar a desmotivação.
Se sua empresa precisa de ajuda para motivar os seus colaboradores e não sabe mas o que fazer, nos podemos ajudar. Em 8 anos, a Bazeggio Consultoria através da sua equipe, capacitou mais de 3700 pessoas no setor público e privado.
CLIQUE AQUI para marcarmos um conversa.