Durante o ano de 2018 me dediquei a estudar com mais profundidade os fundamentos de uma liderança realmente efetiva. Vai muito além da visão situacional, liderança servidora e de outras linhas conhecidas.
O que você aprenderá lendo este texto:
– As 6 qualidades dos líderes realmente transformadores
– Diferenças entre líderes medíocres e bons líderes
– Como incorporar essas qualidades no seu dia a dia
– As 17 perguntas poderosas sobre o tema
Veja as principais características dos líderes transformadores e as equações de incentivo.
1. FOME DE APRENDER – CONQUISTE A FAIXA PRETA NO TATAME.
Aprendi com Oscar Motomura que se você quiser ser faixa preta no judô, precisa ir para o tatame. Prática inicial… feedback, muita prática e aí pode vir a primeira faixa, depois de muita prática a outra, até chegar à faixa preta.
Habilidades comportamentais se adquirirem com a prática. Quando líderes transformadores identificam uma necessidade de desenvolvimento fazem muita prática… prática… prática. A movimentação diferencia um líder de um seguidor. Os líderes têm uma fome insaciável de fazer algo acontecer; eles devem fazer, criar e compartilhar. Sua motivação os torna verdeiramente transformadores. Enfrentam o status quo, não se conformando. Confrontam o que está estabelecido, não se conformando nunca.
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O que você vai encarar em 2019?
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Qual a sua “fome” de aprender?
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Quais as soft skills você precisa desenvolver?
2. SUA VISÃO É MAIOR DO QUE VOCÊ MESMO?
Com uma dica de Tony Robins: “Pequenas visões não têm poder para inspirar ou mover pessoas.” Pequenas visões nunca permitirão que você use todas as suas habilidades e potencialidades. Em vez de influenciar as pessoas, você estará lutando pela atenção delas. É por isso que os grandes líderes sempre têm uma visão maior que eles mesmos. Para realmente se destacar, sua visão precisa capturar e agarrar os corações, mentes e energias de um número significativo de pessoas. É a história de como a vida pode ser melhor para um grupo de pessoas, clientes, um gênero, uma raça, um país – deve haver algo que faça as pessoas quererem trazer seus recursos para a mesa e contribuir com sua energia para alcançar essa visão. Quando você tem um propósito específico que beneficia os que estão ao seu redor, outros serão atraídos para ajudá-lo a alcançar seu objetivo.
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Qual o seu propósito como líder?
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O que o você quer transformar?
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Sua visão é maior do que você mesmo?
3. PERGUNTADOR OBCECADO
As perguntas abrem e as respostas fecham. Um líder transformador faz regularmente muitas perguntas. Com isso desafia seus seguidores. Muitas vezes é preciso “segurar o tcham”. Mesmo que você tenha a resposta, desafie sua equipe a manifestar suas próprias ideias e participar ativamente. Com isso a equipe se torna responsável e proprietária pelo que está construindo. O líder transformador sabe que não tem todas as respostas.
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Quais as grandes perguntas (aquelas que o CEO faz) você tem?
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Que equações “impossíveis” você traz para os próximos cinco anos?
4. COMUNICADOR FOCADO
No sistema ISOR tratamos da comunicação real. A explicitação, escuta ativa e Negociação se contrapoe à comunicação manipuladora, que é “não focada.”
Tony Robbins ensina: para influenciar outras pessoas, você deve saber o que já as influencia. Isso é como influenciar as pessoas e fazer mudanças reais. Você precisa entender quem é seu público e como alcançar esse público específico. Sua paixão traz a energia; Sua eficácia vem de saber quem é seu público e como falar com eles de uma maneira que os mova. Todo mundo é movido de maneiras diferentes, por isso é crucial conseguir isso.
A comunicação apaixonada também é a única maneira de você poder trazer a energia para inspirar as pessoas a fazer algo além da norma, para fazer algo extraordinário.
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Você conhece o que influencia seus liderados?
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Como evita usar comunicação manipuladora?
5. CLAREZA DE INTENÇÃO
A clareza intenção ajuda a sincronia e a formação de energia propícia a fazer acontecer. Quando você tem clareza de intenção o universo conspira a favor. Um líder sempre tem uma crença central absoluta de que o que eles imaginaram podem tornar real. Existe um verdadeiro poder na crença. A certeza é o que molda os seres humanos; é uma das nossas necessidades humanas. A certeza também é um componente crucial em como influenciar pessoas. O que mata a capacidade de alguém de liderar é a incerteza. Segundo Joe Dispenza, a clareza de intenção, com um bom treino, promove mudanças no cérebro como se você já tivesse conseguido aquilo.
Pense nos bons líderes que você viu em ação, talvez no trabalho ou na sua comunidade. Todos eles tinham claro seu propósito, suas intenções e sobretudo os objetivos a serem atingidos.
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Sua paixão é contagiante?
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Quais suas certezas?
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Quais suas dúvidas?
6. Transformador digital
Todos os negócios estão se transformando para atuar em plataformas. A base inicial é a experiência do cliente. Em seguinda vem o trabalho com dados e informações, concluindo-se pela tranaforma. Tavlez seja preciso redefinir completamente as funções de cada funcionário. Todos, sem exceção, precisam trabalhar em torno de dados e informações atrelados à experiência que o cliente necessita. Funções tradicionais, como designers, desenvolvedores de produtos ou vendedores, têm de se concentrar em resolver problemas derivados da análise de dados. Mesmo em empresas pequenas será necessário observar de forma mais efetivas as informações.
Vale notar que esse é um desafio não só para organizações privadas mas também para o próprio governo.
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Qual a transformação que a jornada no seu cliente necessita?
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Quais os dados que sua organização tem para trabalhar?
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Quais as habilidades da sua equipe ligadas à transformação digital?