Há muito tempo o marketing de marcas, produtos, empresas e serviços era feito em catálogos de anúncios ou até mesmo em páginas amarelas da lista telefônica. Dessa forma, quem necessitava de um determinado serviço ia direto à seção desejada e anotava o contato da companhia e outras informações adicionais.
A evolução dos artefatos tecnológicos digitais fez como que a maioria dos consumidores optasse por buscas em sites e pelas mídias sociais. Essa tendência fez surgir um novo conceito de serviço de divulgação organizacional: o web-marketing.
O web-marketing é o ato de promoção realizado por meio da Internet. Consiste em fazer com que seu site apareça nos sites de buscas quando o internauta digita uma palavra referente ou que esteja relacionada com o seu produto, serviço, sua marca e empresa. Um dos sistemas de busca mais utilizados hoje em dia é o Google, que responde por mais de 85% das solicitações feitas.
É notório que existem outros canais de comunicação para a propagação de marcas, empresas, produtos e serviços, como a TV, o rádio, as revistas, os outdoors, os jornais. Contudo, o canal de maior atuação entre as organizações atualmente é a web, pois é o meio mais eficaz, mais imediato e geralmente o mais barato de promover a geração de tráfego de visitantes no site.
Diante disso, é importante que companhias de serviços e produtos se certifiquem em criar e manter uma boa reputação online, visando os usuários em geral e particularmente seus clientes. O renome organizacional na Internet tem ganhado importância com a Web 2.0, meio onde os internautas dão mais credibilidade a recomendações de buscas confiáveis e apontam usuários em redes sociais, o que gera mais retorno do que a publicidade tradicional.
Para o web-marketing, não basta o site aparecer na lista da página de busca, tendo em vista que os usuários normalmente acessam os sites que estão listados nas primeiras linhas ou na primeira página. O fato é que quanto melhor for a posição do seu site no ranking dos sites de busca, maior o número de visitas recebidas e, por consequência, mais ampla será a divulgação dos seus produtos e serviços. Com isso, você terá maior retorno e mais oportunidades para negócios.
Dicas de como melhorar o
posicionamento online
- Nos posts acrescente palavras-chave referentes aos produtos e aos serviços da empresa;
- Faça um plano de marketing digital (delinear os objetivos comerciais da empresa). Nele, estarão suas metas empresariais a serem atingidas na web;
- Analise a concorrência e certifique-se da qualidade das buscas realizadas por cada palavra-chave. Dessa forma, selecione as palavras-chave mais adequadas para a divulgação do seu produto ou serviço;
- Defina os objetos, o público-alvo, análise o nicho de mercado, faça o plano de marketing digital, invista tempo e treinamento de equipe e mantenha sua empresa atualizada;
- Após estas análises, trace o plano de ação a fim de alcançar o principal objetivo. Colocar o seu site nas primeiras posições dos sites de busca.
Fontes: Esinet, E-commerce, Web marketing PT, Celestinoxp e Wbi Brasil