Essa seção específica do blog é destinada aos assuntos tratados nas aulas dos cursos de pós-graduação. Início com o Laboratório de Formulação Estratégica Prática (Uniceub/Brasília)
Ministrar essa disciplina é muito gratificante. Durante 30 horas/aula os alunos vivem todas todas as fases da formulação estratégica, aliando teoria e prática em laboratório. No final, precisam vender suas ideias em busca de investidores. Na turma concluída no dia 14 de abril, os alunos ressaltaram os principais pontos de experiência e aprendizagem:(*)
- A importância do mapeamento do ambiente no processo de planejamento estratégico;
- A força das mídias sociais e sua utilização para marketing
- Diferenças de paradigmas entre as diversas gerações (BB, X, Y, Z)
- Criatividade e inovação na estratégia;
- Necessidade de atualização diária;
- A importância da observação dos concorrentes;
- Perceber adequadamente as “necessidades dos clientes” para formulação de um novo negócio;
- Inovações Tecnológicas;
- Perspectiva de futuro;
- Visão holística e crítica;
- Integração e trabalho em equipe;
- Ampliação do vocabulário técnico em gestão;
- Método: pesquisar, aprender, aplicar.
(*) Fonte: avaliações dos grupos ao final das aulas.