Ontem (26/05) ministramos no MBA ESAD/FMF, em Manaus/AM, o primeio módulo da disciplina “A empresa e o ambiente de negócio globalizado”. 

O primeiro ponto a destacar foi a enquete realizada no início da aula: 98% das empresas em que os alunos trabalham não usam Blog, Twitter ou Facebook como ferramenta de comunicação com o mercado. Esse fato foi bastante citado pelos estudantes no decorrer do módulo.

Outros  assuntos mereceram destaque e que despertaram interesse na apliação imediata:

  • Tendências demográficas (gerações Y e Z, bem como o envelhecimento da população);
  • Concorrência vem de onde não se espera;
  • As empresas da região atrasadas na adoção de modernas mídias e de marketing digital;
  • Analfabetismo funcional;
  • Internet Semântica – (Personas)
  • Competências obsoletas a eliminar;
  • Novos modelos de trabalho – mudança na forma de trabalhar;
  • O nível de conhecimento que o Google tem sobre nossos hábitos de consumo

O exercício final foi realizado sobre o tema “coisas a observar em 2011”, tendo como base estudo da JWT Intelligence. Pedimos aos alunos que destacassem pontos desconhecidos e que merecem estudo e pesquisa. Destaco alguns:

  • Classe Média Africana
  • Bancos Proporcionando aplicativos não bancários
  • Degustadores especialistas em cervejas
  • Intervenções digitais
  • Fast Moda
  • Cidades: Londres e Detroit

Algumas questões aos alunos:

  • De tudo o que foi visto, o que mais te chamou atenção?
  • Você já fez alguma aplicação prática?

 

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo

Deixe um comentário