Durante a entrevista de emprego, desde o que você veste até o seu conhecimento sobre a empresa podem garantir ou arruinar a sua chance de conseguir aquele emprego dos seus sonhos. Experiência, capacitação e um currículo bem feito são essenciais, mas não são o suficiente para se sobressair entre os candidatos. Veja algumas dicas de como se portar e causar uma boa impressão.
Informe-se sobre a empresa
Procure se informar o máximo possível sobre a empresa e a vaga que pretende ocupar. Não conhecer a missão companhia e demandas do cargo pode fazer parecer que você não tem interesse, não é organizado e não é muito criterioso. Busque informações no web site da companhia, páginas em redes sociais, publicações recentes ou conversando com alguém que realize uma função semelhante a sua.
Causando uma boa impressão
É sempre importante lembrar que o entrevistador não te conhece e se esforçar ao máximo para que primeira impressão que você deixar fique ao seu favor. Num primeiro encontro, o recrutador está procurando por alguém que inspire confiança e uma boa disposição. Portanto, é importante sorrir, oferecer um aperto de mão firme e manter contato visual. É imprescindível ser pontual. Chegar atrasado na entrevista indica falta de comprometimento e é um bom indicador do que a companhia pode esperar do seu trabalho.
Não fale demais
Não fique afobado tentando passar o máximo de informações possíveis sobre si mesmo e dando respostas muito longas e detalhadas. Falar demais durante uma entrevista transparece nervosismo e pode te fazer parecer egocêntrico
Conheça suas próprias realizações
O recrutador vai querer saber sobre suas conquistas profissionais no passado para terem uma ideia sobe sua probabilidade de sucesso na nova posição. Mantenha-se atento a oportunidades de contar suas histórias de sucesso, mas cuidado para não exagerar e parecer prepotente, pois se a empresa descobrir que algo que você disse não ocorreu exatamente da forma que você contou, sua credibilidade será afetada. Além disso, não demonstrar a contribuição de outros envolvidos em suas realizações profissionais pode demonstrar dificuldade de trabalhar em grupo.
Seja honesto quanto as suas dificuldades
Quando te perguntarem, seja sincero quanto aos seus pontos fracos. Mostre que você tem consciência deles e está motivado e disposto a aprender e melhorar seu desempenho.
Seja gentil com recepcionistas e outros funcionários
Lembre-se que a empresa não está apenas preocupada em saber se você é qualificado para realizar o trabalho, mas também se você é capaz de interagir bem com outros funcionários e clientes. Após entrevistar um candidato, muitos profissionais perguntam aos seus recepcionistas e outros funcionários como o entrevistado se portou enquanto aguardava para ser recebido. Demonstre respeito sendo cordial. Termine qualquer ligação antes de entrar na recepção e silencie seu celular e outros aparelhos que possam atrapalhar a rotina de quem está trabalhando.
Discutindo o salário
Não deixe que o salário e benefícios sejam pareça sua principal preocupação. É um desestímulo para a maioria dos empregadores.
Não “queime” seu antigo chefe
Cuidado quando falar de empregos anteriores. Criticar seus antigos chefes, colegas e locais de trabalho deixa uma imagem negativa, pois faz com que entrevistador se pergunte o que poderá dizer deles quando partir para outra empresa, além de demonstrar um senso de negatividade no candidato.
Após a entrevista
Se dias após a entrevista você não obter uma resposta, não há problema algum em buscar um posicionamento da empresa. Mas ligue o tempo todo, muito menos insista por uma resposta imediata. Se você parecer desesperado o recrutador pode pensar que você não tem qualificação suficiente e que vai aceitar qualquer vaga.
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