Para surpreender o cliente é preciso oferecer-lhe novidades que o encantem. Além de fidelizar compradores e atrair novos, a constante inovação é um diferencial competitivo para as empresas, principalmente em canais de varejo. Mas, como desenvolver novos produtos sem investir pesado em laboratórios, mão de obra qualificada e novas tecnologias?
A americana Rain Bird conseguiu exatamente isso. Em meio a crise econômica de 2010, a empresa lançou uma linha de produtos campeã de vendas. E conseguiu o feito baseada numa ideia central que não é tão nova e que foi encontrada em um trabalho já feito pela Rain Bird. Desse case foram tirados alguns tipos de “inovação” adormecidos nas empresas apenas esperando para que alguém os veja:
1- Inovações que foram desenvolvidas mas nunca lançadas.
2- Recursos de produtos anteriores que possam satisfazer necessidades hoje críticas para o consumidor.
3- Produtos ou serviços atuais que devem ser reposicionados.
4- Componentes de um pacote que poderiam ser oferecidos de forma avulsa.
5- Novas combinações de componentes.
6- Artigos com recursos demais que possam ser simplificados.
Para muitos só existe inovação se houver laboratórios, cientistas e muito dinheiro em jogo. E não precisa ser assim. Talvez a sua “grande ideia” esteja com o seu cliente, que usa um produto de um jeito adequadoque você ainda não cogitou.
Vanessa Sezini