Para discutir premissas e aprendizado de técnicas que melhorem o desempenho das empresas, a HSM – referência em educação executiva – promoveu , nos dias 28 e 29 de junho, o Fórum HSM Inovação e Crescimento. O evento, que aconteceu em São Paulo, recebeu oito palestrantes do Brasil e do exterior.
O diretor da Bazeggio Consultoria, Evaldo Bazeggio, representou a equipe no evento. Segundo ele, a participação no fórum é em busca da conexão e do alinhamento com o que há de mais avançado no pensamento estratégico mundial. “Buscamos aprofundar o conhecimento da arte de fazer acontecer”, afirma. “Entendemos que o principal desafio dos executivos não está necessariamente em gerar ideias, mas em colocá-las em prática”, completa.
De acordo com Bazeggio, a inovação está no centro da prestação de serviço da consultoria estratégica. “No século 21 a capacidade de inovação pode representar a sobrevivência das organizações”, opina. Para ele, a expectativa é de participar ativamente dos dois dias do fórum e de trazer novas referencias para os clientes e parceiros da empresa.
Confira a programação oficial do evento:
28 de junho
09h00 às 10h30 – Chip Heath
Autor campeão de vendas segundo The New York Times, BusinessWeek e The Wall Street Journal, por Ideias que colam e, mais recentemente por Switch: how to change things when change is hard. Seus livros foram traduzidos para mais de 27 idiomas.
Heath é professor de Comportamento Organizacional na Stanford Graduate School of Business. É colunista da revistaFast Company e tem publicado os resultados de suas pesquisas em publicações como Journal of Consumer Behavior,Strategic Management Journal e Journal of Risk and Uncertainty, e também no Financial Times, The Washington Post,BusinessWeek e Scientific American, entre outros.
Tem atuado como consultor da Nike, Microsoft, Ideo e American Heart Association, entre outras organizações, e, antes de ingressar em Stanford, lecionou na Graduate School of Business da University of Chicago e na Fuqua School of Business, da Duke University.
Obteve seu mestrado em Engenharia Industrial pela Texas A&M University e o Ph.D. em Psicologia pela Stanford University.
10h30 às 11h00 – Coffee Break
11h00 às 12h30 – Mark Johnson
É chairman da Innosight, empresa de consultoria em inovação estratégica fundada com Clayton Christensen, e que tem trabalhado com as empresas mais inovadoras do mundo.
É autor de Seizing the white space: business model innovation for growth and renewal e de inúmeros artigos publicados naHarvard Business Review (incluindo o premiado “Reinventing your business model” e o recente “New business models in emerging markets”) e na Sloan Management Review, BusinessWeek e Advertising Age.
Já assessorou centenas de empresas das áreas de saúde, tecnologia aeroespacial, TI, energia, automóveis e bens embalados, e foi consultor do governo de Singapura sobre inovação e empreendedorismo.
Seu trabalho recente consiste em ajudar empresas a conceber novas maneiras de crescer por meio da inovação do modelo de negócio.
Johnson formou-se com distinção em Engenharia Aeroespacial pela Academia Naval dos EUA, possui um MBA pela Harvard Business School e mestrado em Engenharia Civil e Mecânica pela Columbia University.
Ele é membro do conselho do Instituto Naval dos EUA.
12h30 às 14h00 – Almoço
14h00 às 15h30 – Chris Trimble
Dedicou os últimos dez anos a estudar o único desafio que incomoda até as organizações mais bem administradas: “como executar a iniciativa da inovação.
É autor, com Vijay Govindarajan, dos best-sellers The other side of innovation e Os 10 mandamentos da inovação estratégica, e tem duas obras no prelo: Reverse innovation e From imagination to impact: innovation at GE.
Trimble é professor na Tuck School of Business, da Dartmouth University, uma das melhores escolas de administração do mundo.
Publicou inúmeros artigos nas mais prestigiosas publicações, incluindo Harvard Business Review, California Management Review (da qual recebeu o prêmio Accenture pelo artigo de maior impacto em 2006), MIT Sloan Management Review, BusinessWeek e Fast Company, entre outras.
É um palestrante extremamente requisitado em congressos sobre inovação, como a Conference Board’s Innovation Conference em Nova York, e o BusinessWeek CEO Forum em Beijing.
Sua carreira combina pesquisas acadêmicas rigorosas com experiência.
Formou-se com máxima distinção em Engenharia Mecânica pela University of Virginia e obteve um MBA com honras pela Tuck School of Business.
15h30 às 16h00 – Coffee Break
16h00 às 17h30 – Painel de CEOs – Michael Vale e José Auriemo Neto
29 de Junho
09h00 às 10h30 – Daniel Pink
Ao lado de Malcom Gladwell e Tom Friedman, Daniel Pink é um dos principais pensadores de management da nova geração.
É autor de quatro instigantes best-sellers sobre o mundo do trabalho e da inovação, entre eles O cérebro do futuro – descrito por Tom Peters como “um milagre” – e Motivação 3.0, ambos traduzidos para mais de 20 idiomas.
Seus artigos sobre trabalho e tecnologia aparecem nas mais prestigiosas publicações, como The New York Times, Harvard Business Review, Fast Company e Wired, da qual é articulista.
Também escreve uma coluna mensal para The Sunday Telegraph, de Londres, e é comentarista convidado de negócios da CNN, CNBC, ABC, NPR e outras redes dos EUA e do exterior.
Profissional independente, seu último emprego fixo foi na Casa Branca, onde trabalhou de 1995 a 1997 com o vice-presidente Al Gore.
Pink formou-se com honras em Linguística pela Northwestern University e em Direito pela Yale Law School.
10h30 às 11h00 – Coffee Break
11h00 às 12h30 – Mohanbir Sawhney
É diretor e professor do Centro de Pesquisa em Tecnologia e Inovação da Kellogg School of Management, daNorthwestern University.
Foi o pioneiro de conceitos como e-hubs, inovação centrada em comunidades, inomediação e inovação centrada em redes, entre outras grandes ideias.
Autor de cinco livros, entre os quais se destacam O cérebro global: como inovar em um mundo conectado por redes, foi eleito pela BusinessWeek uma das 25 pessoas mais influentes do e-business.
Sawhney tem publicado artigos em periódicos como Harvard Business Review, California Management Review e MIT Sloan Management Review, entre outros, e também no Financial Times, CIO Magazine e Business 2.0.
Entre seus clientes se incluem Adobe Systems, Banco Santander, Boeing, Cisco Systems, Dell, Ericsson, Infosys, Microsoft, Motorola, Nortel Networks, Nomura Research Institute, SAP e Sony.
Formou-se em Engenharia Elétrica pelo Indian Institute of Technology de Nova Délhi; obteve seu mestrado pelo Indian Institute of Management, em Calcutá, e o Ph.D. em Marketing pela Wharton School, da University of Pennsylvania. Ele integra o conselho de administração da revista Forbes.
12h30 às 14h00 – Almoço
14h00 às 15h30 – Inder Sidhu
É vice-presidente mundial de estratégia e planejamento da Cisco, empresa de US$ 40 bilhões, líder mundial em redes de internet.
Entre outros cargos que ocupou na Cisco, foi codiretor do Conselho de Países Emergentes, responsável pelos negócios da empresa nesses países, e do Conselho de Negócios Corporativos, responsável por cerca de metade do faturamento da empresa.
É autor do best-seller Doing both: how Cisco captures today’s profit and drives tomorrow’s growth.
Sua paixão pelo ensino manifesta-se nos cursos que dá como professor convidado na Harvard Business School, Stanford University e Haas School of Business, da University of California, em Berkeley.
Antes de ingressar na Cisco, atuou na McKinsey & Company, Intel e Novell.
Sidhu é formado pelo Programa Avançado de Gestão da Harvard Business School e obteve um MBA pela Wharton School of Business, da University of Pennsylvania.
Possui ainda mestrado em Engenharia Elétrica e Computacional pela University of Massachusetts e bacharelado em Engenharia Elétrica pelo Instituto Indiano de Tecnologia de Nova Délhi.
15h30 às 16h00 – Coffee Break
16h00 às 16h30 – Jeffery Smisek
Jeff Smisek é presidente e CEO da United, a companhia aérea líder mundial, sendo também um membro do conselho executivo da United.
Anteriormente, Smisek foi presidente do conselho executivo, presidente e CEO da Continental Airlines, Inc. Smisek se juntou à Continental em 1995 como vice-presidente sênior e diretor jurídico. Em 2004, se tornou presidente e foi eleito membro do conselho executivo. Em setembro de 2008 , tornou-se presidente e COO e, em janeiro de 2010, assumiu as funções de presidente do conselho executivo, presidente e CEO da Continental.
Durante os 15 anos de Smisek com a Continental, a companhia aérea expandiu significativamente sua presença global, e serviu mais destinos internacionais do que qualquer outra companhia aérea dos Estados Unidos. Em 2009, a revista Fortune classificou a Continental como a companhia aérea número 1 na lista anual das “Empresas Mais Admiradas do Mundo”, pelo sexto ano consecutivo.
Em 1976, Smisek se formou em Economia pela Universidade de Princeton, com honra A.B. summa cum laude e, em 1982, em direito pela Harvard Law School, com honras máximas J.D. magna cum laude. Ele é casado e tem dois filhos, e há muitos anos é apoiador de inúmeras organizações beneficentes e cívicas.
Smisek também atua no conselho executivo da National Oilwell Varco, Inc.
16h30 às 17h30 – Fábio Gandour
Dr. Fábio Gandour é cientista-chefe da IBM do Brasil.
É graduado em Medicina e Ph.D. em Ciências da Computação. Uma mistura profissional bem inovadora. É membro daAcademia de Ciências de New York e da Academia IBM de Tecnologia.
Ingressou na IBM Brasil em 1990, tendo atuado no Brasil e no exterior nas áreas de Engenharia de SW, Estratégia de Marketing, Desenvolvimento de Mercado e Desenho de Soluções.
Em 2000, propôs a criação da gerência de Novas Tecnologias, como elemento de comunicação entre a IBM Research Divison e o mercado local. Conduziu essa unidade até 2008, com resultados bastante inovadores.
Liderou o projeto que resultou na instalação recém-anunciada de um laboratório de pesquisa da IBM Research Divison no Brasil.
Fábio Gandour trabalha com inovação, em inovação e para inovação bem antes de essa palavra virar moda.
Fonte (agenda): HSM