Em Janeiro de 2011, incluí a competência “mandar e-mail” no slide das aulas e dos cursos onde falo sobre o tratamento a ser dado às competências que não servem mais para nosso dia-a-dia. Para mim o fato dos jovens não usarem e-mail já evidencia sua decadência.
Alguns estranharam a previsão ao ponto de tuitar gracinhas a repeito. Agora, menos de um ano se passou e os sinais dessa previsão se mostram evidentes. Meus colegas de projeto Publix em Goiânia insistem para usarmos somente o drop-box na construção dos documentos e produtos. Tenho milhares de mensagens não lidas a minha caixa de entrada e ninguém me reiterou. Fiz uma análise das mensagens recebidas na última semana e menos de 10% tinham alguma utilidade.
Nesse cenário, o uso das redes sociais tem demonstrado o mais forte substituto do velho e-mail, criado em 1969. Um exemplo é a empresa de TI Atos, que adotou o facebook como plataforma de mensagens entre seus 74 mil empregados.
De acordo com a ABC News, o plano da empresa é, inicialmente, utilizar o Facebook para comunicação interna e, somente depois, estender seu uso para entrar em contato com clientes e colaboradores.
Nessa guerra entre plataformas o GMAIL vai ter que correr. O sistema Messages do Facebook é capaz de integrar e-mails, SMS, chat e mensagens via rede social. Segundo Mark Zuckerberg, o objetivo da plataforma é simplificar a comunicação entre as pessoas.
E você, já está aposentando e-mail?