Melhoria da gestão de contratos, reduzindo os riscos perante os órgãos de controle e garantindo melhor qualidade dos projetos, processos e produtos.
Apresentação
O desafio diante das decisões do Tribunal de Contas da União (TCU) e a relação com a terceirização são alguns dos desafios dos profissionais responsáveis pela gestão de contratos e serviços. Pensando nisto, oferecemos um curso específico para Gestão de Contratos, abordando de maneira técnica e operacional as situações que um fiscal ou gestor de contratos pode encontrar durante o acompanhamento e a fiscalização dos contratos, visando a melhoria da gestão de contratos com terceiros, reduzindo os riscos perante os órgãos de controle e garantindo melhor qualidade dos projetos, processos e produtos envolvidos nas contratações.
Objetivo
Conteúdo programático
Diferencias
Objetivo
- Servidores públicos que atum na área de compras e contratações – gestores públicos – gestores e fiscais de contratos;
- Membros das comissões de licitação;
- Pregoeiros e equipe de apoio.
Conteúdo programático
- Contrato administrativo – princípios aplicáveis, conceito, classificação e cláusulas obrigatórias, alterações contratuais, duração dos contratos (vigência e eficácia) e aplicação de sanções motivadas pela inexecução contratual.
- Terceirização de serviços – conceito, aplicação, objetos, cronogramas de execução, a contratação por postos de trabalho ou produtividade, projeto básico, termo de referência de serviços e justificativa das necessidades da contratações;
- A estimativa da contratação e a ampla pesquisa de mercado, formas de pesquisas – evolução do TCU a respeito das pesquisas de mercado, unidade de medidas para contratação de serviços e as propostas de preços;
- O fiscal e o gestor do contrato; atribuições legais,liquidação da despesa, classificação das despesas liquidadas, cronograma dos contratos, acompanhamento e fiscalização dos contratos, notificações de mero expediente,notificações administrativas, formulários ideais para execução da fiscalização, a fiscalização inicial, a mensal e a especial;
- A repactuação de preços dos contratos administrativos de serviços – análise das planilhas, serviços de limpeza e conservação e os acréscimos contratuais.
Diferencias
- Instrutor com larga experiência no assunto, requisitado por instituições renomadas como ENAP e ESAF, treinou mais de 2.000 servidores públicos nos últimos cinco anos, dos quais aproximadamente 900, no estado de S. Paulo;
- Aplicação prática observando o cotidiano dos próprios participantes;
- Equipe preparada para entendimento das necessidades do cliente, com a possibilidade de personalização do conteúdo do curso a realidade da organização.
Carga Horária
- 20 Horas
Ideal para
- Servidores públicos que atum na área de compras e contratações – gestores públicos – gestores e fiscais de contratos;
- Membros das comissões de licitação;
- Pregoeiros e equipe de apoio.