Capacitação em conceitos gerais e também proporcionar aos participantes a oportunidade de exercitarem a aplicação dos conceitos nos projetos do seu dia a dia
Apresentação
Um dos maiores desafios da gestão pública “é fazer acontecer” seus projetos. Varias organizações têm uma carteira expressiva de projetos e dependem do sucesso de implementação para fazer cumprir o seu papel.
Este curso busca atender a demanda do corpo técnico e gerencial para capacitação em conceitos gerais e também proporcionar aos participantes a oportunidade de exercitarem a aplicação dos conceitos nos projetos do seu dia a dia.
Objetivo
Conteúdo programático
Diferencias
Objetivo
Esta capacitação permitirá aos treinandos:
- Conhecimento e prática sobre gerenciamento e ciclo de vida de um projeto e áreas de conhecimento de acordo com PMI;
- Desenvolver competências e habilidades técnicas de gerenciamento por projetos, visando aplicabilidade prática;
- Desenvolver a capacidade de análise e melhoria dos projetos em exercícios práticos.
- Aumentar os resultados alcançados por meio de projetos e atividades similares.
Conteúdo programático
Introdução
- Abertura – Integração
- Estratégia
- Introdução e conceitos iniciais de Projetos, segundo definidos pelo PMI – Project Management Institute
- Termo de abertura de um projeto
- Formulário de plano de projeto
- Papel do Gestor de Projetos
Ferramentas de planejamento e integração de projetos
- Plano de Projeto
- Gerenciamento de Riscos (cenários)
- Gerenciamento de Custos
- Gerenciamento do Escopo e Tempo
- Gerenciamento da Integração
- Partes Interessadas
- Plano de Controle Integrado de Mudanças
Expectativas das partes interessadas e montagem da EAP – Estrutura Analítica de Projeto
- EAP – Estrutura Analítica de Projeto
Definição da linha de base e linha do tempo
- Atribuir recursos
- Elaborar e homologar a linha do tempo
- Acordo de Nível de Serviço
- Estabelecimento de prazos e resultados com uso de ferramentas informatizadas (PERT-CPM e Mapa Crítico)
Ferramentas de Comunicação e avaliação crítica de desempenho
- Plano de Comunicação e envolvimento
- Desdobramento da comunicação para as partes interessadas e para os beneficiários dos produtos e serviços.
- A volta para casa: Análise das oportunidades de ajustes nos projetos
- Encerramento
Diferencias
- Instrutor com larga experiência em gestão de grandes projetos aliado à prática educacional, proporcionando excelentes resultados desse laboratório em órgãos públicos e também empresas;
- Aplicação prática utilizando projetos dos próprios participantes;
- Inclusão de livro referência sobre o assunto, dentro do material didático;
- Equipe preparada para entendimento das necessidades do cliente, com a possibilidade de PERSONALIZAÇÃO do conteúdo do curso a realidade da organização;
- Desenvolvimento a partir dos projetos dos treinandos, de exercícios práticos com aplicação dos conceitos , com foco na realidade existentes no seu ambiente de trabalho.
Carga Horária
- 20 Horas
Ideal para
- Corpo técnico e gerencial de órgãos públicos e empresas privadas;
- Responsáveis pela execução de projetos;
- Profissionais de formações diversas que precisem desenvolver, de forma consistente e ágil, habilidades demandadas em seu cotidiano.