A ARTE DE FAZER ACONTECER
Em mundo instável (VUCA) , conseguir executar projetos com resultados sustentáveis é uma arte que exige uma competência que precisa ser bem trabalhada.
Você sabe fazer acontecer ?
Fazer acontecer é uma arte que precisa ser realizada de forma rápida, intensa e precisa.
A complexidade do ambiente, as dificuldades do dia a dia estão exigindo dos líderes e gestores uma forma mais eficiente e eficaz na execução final.
No sistema ISOR, existe um fundamento que é chamado de Base Gestora Profunda.
Para fazer acontecer é preciso encarar a sua proposta de realização como se fosse a preparação do nascimento de algo extremamente importante.
O primeiro passo seria a concepção do que se quer que aconteça, e isto exige inspiração (identificação da necessidade) , Intenção (Clareza do propósito) e Elaboração (Modelagem dos processos).
Uma vez concebida a estratégia ou um conjunto de realizações que se deseje fazer, parte-se para o passo 2 que é a Formação do Campo Tensorial, que é a preparação do clima para fazer acontecer.
Sem o ambiente adequado se terá muita dificuldade e aí recuar pode ser necessário.
Para se levar adiante uma realização como um planejamento estratégico, a apresentação de um novo modelo de desempenho ou uma nova proposta comercial, é preciso dotar as pessoas da organização da sensação de aquilo é útil, necessário e funcional.
Após gerar o clima e preparar o campo tensorial, temos as condições para que a execução aconteça.
Nos projetos de formação em Coaching, Liderança e Raciocício Estratégico, temos trabalhado muito fortemente dicas para como formar este campo tensorial e isto é uma arte.
Bons executivos conseguem executar suas estratégias a partir da habilidade de formar o campo tensorial.
Se o campo não estiver formado e o clima não estiver adequado, a ação concreta não se realiza.