Veja algumas considerações a serem feitas na hora de escolher um coache (profissional de coaching).
Trabalhar de forma eficiente e consistente significa muito nos negócios e é o melhor caminho para que empresários e outros profissionais alcancem seus objetivos. Muitas vezes, o passo final para o sucesso de um projeto é sempre o mais o difícil, mesmo que tudo já pareça encaminhado. Um coache pode te ajudar a vencer essa etapa.
Compare essa lógica com metas relacionadas à saúde a aos esportes. Quando você controla o seu consumo de calorias e carboidratos da sua dieta, por exemplo, e frequenta uma academia e mesmo assim não consegue eliminar aqueles últimos quilos, um personal trainer vai trabalhar com você para maximizar seus exercícios e aperfeiçoar a sua dieta para que você atinja os seus objetivos.
Assim como séries em uma academia, as sessões de coaching nem sempre são fáceis e assim como um personal trainer vai te orientar, um coache profissional só poderá te ajudar se você estiver preparado para mudar e admitir possíveis erros,
O trabalho do coache é, essencialmente, apresentar um reflexo. As pessoas muitas vezes sabem que algo está errado e atrapalhando sua jornada, mas preferem não prestar atenção e deixar passar. Um coache vai ajuda-las a identificar o problema e incentivar a sua resolução através de sua perspectiva profissional e externa da situação. Assim, ele irá oferecer feedbacks honestos e estratégias testadas para que se chegue cada vez mais perto do sucesso.
Antes de contratar um prifissional de coaching, há algumas considerações a serem feitas:
- O profissional realmente é capaz do que diz?
Converse com o coache sobre suas habilidades, formação e experiências passadas. Procure também conversar com antigos clientes sobre suas experiências com este profissional e o impacto que seu trabalho trouxe para suas vidas.
- Essa pessoa é alguém com quem você gostaria de trabalhar?
Planeje um encontro com o profissional que você pretende contratar pra ter certeza se existe uma sinergia entre vocês. O trabalho de coaching requer um trabalho em conjunto durante dificuldades e situações desafiadoras, e é fundamental que haja um bom relacionamento e empatia entre o coache e os coachees.
- Esse profissional serve para o meu negócio?
Escolha um coache que tenha experiência no seu tipo de trabalho ou negócio. Não há muita necessidade de que a experiência do profissional seja voltada para o seu segmento específico, mas para o tamanho da sua empresa. Alguns coaches, por exemplo, são focados em pequenos empreendedores, enquanto outros trabalham com grandes corporações. Estratégias que se aplicam a um pequeno negócio, podem não funcionar para uma multinacional.
Para Marcos Wunderlich, diretor do Instituto Holos, o coaching pode ser aplicado por coaches externos ou internos, a escolha vai depender da necessidade e estrutura da organização.
- Eu disponho do tempo e orçamento necessário para um trabalho de coaching?
Prepare-se para investir no seu sucesso pessoal ou do seu negócio. O valor de uma sessão de coaching pode usualmente transitar entre R$400,00 e até R$10,000 dependendo d da complexidade da equipe e da empresa. Outros profissionais cobram mensamente e podem custar, em média entre R$25,000 e R$100,00 por ano.
Como regra geral, procure por um coache que sempre coloque os interesses do cliente em primeiro lugar. Segundo o educador corporativo Evaldo Bazeggio, o que se observa na prática das organizações é que os líderes têm grande dificuldade de pedir ajuda para suas eventuais dúvidas ou mesmo deficiências. “Constata-se a existência de uma mentalidade equivocada de que não fica bem demonstrar dúvidas e dificuldades. Um bom profissional de coaching certamente vai contribuir muito para a busca de resultados superiores”.
Fontes