Ontem (26/05) ministramos no MBA ESAD/FMF, em Manaus/AM, o primeio módulo da disciplina “A empresa e o ambiente de negócio globalizado”.
O primeiro ponto a destacar foi a enquete realizada no início da aula: 98% das empresas em que os alunos trabalham não usam Blog, Twitter ou Facebook como ferramenta de comunicação com o mercado. Esse fato foi bastante citado pelos estudantes no decorrer do módulo.
Outros assuntos mereceram destaque e que despertaram interesse na apliação imediata:
- Tendências demográficas (gerações Y e Z, bem como o envelhecimento da população);
- Concorrência vem de onde não se espera;
- As empresas da região atrasadas na adoção de modernas mídias e de marketing digital;
- Analfabetismo funcional;
- Internet Semântica – (Personas)
- Competências obsoletas a eliminar;
- Novos modelos de trabalho – mudança na forma de trabalhar;
- O nível de conhecimento que o Google tem sobre nossos hábitos de consumo
O exercício final foi realizado sobre o tema “coisas a observar em 2011”, tendo como base estudo da JWT Intelligence. Pedimos aos alunos que destacassem pontos desconhecidos e que merecem estudo e pesquisa. Destaco alguns:
- Classe Média Africana
- Bancos Proporcionando aplicativos não bancários
- Degustadores especialistas em cervejas
- Intervenções digitais
- Fast Moda
- Cidades: Londres e Detroit
Algumas questões aos alunos:
- De tudo o que foi visto, o que mais te chamou atenção?
- Você já fez alguma aplicação prática?