O principal desafio do líder transformador é: Motivar Pessoas
Gestão de equipes de alto desempenho é a base para geração de resultados superiores em qualquer realidade; equipes desmotivadas não produzem resultados em níveis esperados.
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Pessoas motivadas estão ligadas com o significado do trabalho e de como elas estão envolvidas nos processos decisórios.
É preciso chamar as pessoas para participarem da construção das soluções, dos planos e sobretudo da forma de execução.
Quem participa coloca um pedaço de si mesmo no que está sendo construído e isso aumenta o senso de propriedade.
Na gestão atual, decisões monocráticas não funcionam mais, a construção coletiva é necessária.
É preciso envolver as pessoas que estão muitas vezes disponibilizadas em várias áreas e geografias, incentivá-las a produzir algo de maneira estratégica, devolver esta produção com uma comunicação clara gerando a consolidação das informações.
A melhor maneira para demonstrar como colocar isso em prática é apresentando casos de sucesso. Abaixo colocamos dois casos nossos onde detectamos esse desafio.
Órgão Públicos
Tivemos a oportunidade de atender um órgão executivo federal que têm uma rede dispersa em todo o território nacional (estados e municípios) além das suas próprias representações.
Era necessário reunir representantes de 52 pontos diferentes que tinham que receber tarefas, produzir um resultado estratégico devolvendo as informações com prazos definidos.
Na metodologia utilizada foram realizadas oficinas de abertura utilizando ferramentas de vídeo conferência aonde as equipes foram orientadas devolvendo as informações para a central de mentoria em Brasília que também tinha um equipe para tirar as dúvidas.
Depois de 3 dias essas equipes espalhadas em 52 pontos tiveram os resultados enviados, consolidados pela equipe Bazeggio e refinados com a central da organização. Froam mais de 300 pessoas envolvidas na produção de conteúdo de planejamento.
Empresas
Em outro case de construção coletiva, uma área específica de uma grande empresa com unidades em Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul e Brasília.
O design desenvolvido neste caso, teve a preparação inicial por vídeo conferencia com a atribuição da tarefa, a encomenda do trabalho tendo a produção in loco e posteriormente 2 representantes de cada sede vieram para uma reunião com técnicos e executivos para consolidação e tomada de decisões referentes a implantação de uma iniciativa estratégica.
Nos dois casos o que ficou evidente duas características:
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Direção e Provocação
Quando bem provocadas e orientadas, as pessoas produzem e sem necessariamente a presença física da liderança que pode atuar na maioria do processo através de vídeo conferencia, com suporte de uma equipe de Help Desk.
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Previsão de Retorno
A previsão de retorno nunca será 100%. Neste cenário é preciso estabelecer o mínimo de retorno que se deseja, porque o dia a dia de trabalho das pessoas envolvidas é uma concorrente natural do processo.
No primeiro caso como as pessoas precisavam enviar as suas contribuições o retorno foi de 80%, o que foi aceito de maneira satisfatória pelo cliente contratado.
No segundo caso como as pessoas vinham até o centro das ações para a consolidação, o retorno foi de 100 %.
Concluímos que quando se constrói um modelo de participação, as pessoas contribuem.
As oficinas não precisam ser longas, podendo ser de 40 minutos, com o envio prévio do material.
As ferramentas de vídeo conferência são baratas e dependendo da necessidade até gratuitas; o relevante é a definição do método de trabalho.
A Bazeggio Consultoria desenvolve metodologias e acompanha os processos com mentoria com os líderes das equipes, envolvendo as equipes á distância produzindo um resultado satisfatório.
Envolver equipes á distância produzindo um resultado final satisfatório.