Sabe-se que a educação está inserida nos mais diversos campos da sociedade, tais como na família, na escola, nas empresas, etc. O que significa que está além do sistema educacional formal. A autora Eliana Pessoa explica melhor o conceito da abordagem tradicional nesse trecho: “o aprendiz que é considerado um receptor passivo, até possuir os conhecimentos necessários para se tornar capaz de ensinar a outros o exercício eficiente de uma profissão”.

Como diz Paulo Freire: “Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando-o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes”. É nesse contexto que iniciamos o segundo capítulo: Correntes pedagógicas e suas aplicações na empresa, de Eliana Pessoa, do livro-Educador corporativo.

Eliana ressalta que essa abordagem tradicional denota uma visão individualista do processo educativo e do caráter cumulativo do conhecimento, em que o ensino é caracterizado pelo verbalismo do educador e pela memorização do aprendiz. Sua didática pode ser resumida em “dar e tomar a lição”, e a avaliação em verificar a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em aula.

Assim, o indivíduo passa por distintos processos educacionais e é constantemente influenciando no seu comportamento de maneira cognitiva, social e afetiva.  A pedagogia é um elemento fundamental na formação humana, tanto em contextos determinados por marcos espaciais quanto temporais.

Devido o mercado estar cada vez mais competitivo, exigindo profissionais qualificados e capacitados a fim de atender as necessidades do mundo globalizado, as empresas conscientizaram-se da importância de se ter equipes multidisciplinares, em que o educador é o eixo norteador de renovações e novos desafios. Diante disso, a pedagógia aplicada nas empresas tem o objetivo de formar profissionais comprometidos com o trabalho mais direcionado e buscando a qualidade dos resultados do ensino empresarial por meio de treinamentos e desenvolvimentos da visão educacional pedagógica nas organizações.

Correntes pedagógicas na prática

Existem várias concepções sobre a educação nas empresas e diversos autores que estudaram o assunto, porém, todos mencionam que a educação é um processo de desenvolvimento que acompanha e complementa a evolução do indivíduo.

As correntes partem do pressuposto que o treinamento na empresa tem o intuito de desenvolver pessoas para o trabalho, considerando o homem em sua integralidade. Assim, é fundamental que o profissional conheça as abordagens pedagógicas que podem nortear o seu trabalho, que são definidas como: tradicional, comportamentalista, humanista, cognitivista e sociocultural.

Há também a descrição das visões sobre as correntes pedagógicas, tais como a tradicional, nova, tecnicista e libertadora.

Existem empresas presas em paradigmas ultrapassados na educação corporativa por acreditar em ter ou não o empregado no quadro de pessoal e em investir em seus colaboradores não é algo prioritário. E nesse caso, muitas organizações adotam medidas sócio-educativas voltadas para abordagens e tendências ultrapassadas. O que para muitos estudiosos da modernidade é extremamente errado.

E as instituições comprometidas em mudar os paradigmas e a desenvolver o indivíduo de forma integral incluíram no meio empresarial o sistema de pedagogia corporativa. Assim, esse elemento inovador na organização terá o papel de facilitador, ajudando a humanizar a empresa, um trabalho interdisciplinar.

 

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