O ano de 2024 chegou e, com ele, as eleições municipais. Em outubro, os brasileiros irão às urnas para escolher prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.
A imprensa brasileira já começou a se concentrar nas eleições municipais de 2024, e alguns temas estão se destacando nas discussões.
Aumento do Número dos Candidatos
Um dos temas mais comentados é o aumento do número de candidatos. De acordo com pesquisas, o número de candidatos a prefeito e vereador deve aumentar em 2024 em relação a 2020. Isso pode dificultar a escolha dos eleitores e aumentar a competitividade das eleições. (Bernardo Mello Franco – Jornal O Globo)
Polarização Política
As eleições municipais de 2024 devem ser marcadas por uma alta polarização política. Candidatos de diferentes ideologias irão disputar o voto dos eleitores.
Isso pode dificultar o diálogo e a construção de consensos entre os eleitos. (Thaís Oyama, revista VEJA)
Importância das Mídias e Redes Sociais
As redes sociais devem ser ainda mais importantes para as campanhas eleitorais em 2024. Cerca de 80% dos eleitores brasileiros usam as redes sociais, e elas devem ser utilizadas para divulgar propostas, atacar adversários e se conectar com os eleitores. (Carlos Jardim – site Folha de S. Paulo)
Uso das Redes Sociais
Nesse particular a ajuda da Inteligência Artificial vai colocar em evidência aqueles que mais souberem usar, principalmente para engajar seus eleitores. Os recursos de IA também ajudarão as equipes dos candidatos a ganharem muito tempo.