Feedback é uma grande motivação
Se você andar pela sua empresa e pedir a cada pessoa: “Você está fazendo um bom trabalho?” Qual seria a resposta? Será que a maioria das pessoas vai responder dizendo “eu não sei” ou “eu acho que sim”?
E se sua resposta foi “sim, eu penso assim”, sua nova indagação passa a ser: “como você sabe?”. Você ouve frases como: “eu não tenho sido repreendido pelo meu chefe ultimamente” ou “não tenho nenhuma má notícia, então isso é uma boa notícia”? Isso leva ao estilo de gestão utilizado comumente na maioria dos negócios, muitas vezes referida como os gerentes sabem o que querem que o seu pessoal faça, mas muitas vezes não se preocupam em dizer-lhes, porque eles assumem que as pessoas sabem.
As pessoas precisam de feedback sobre seu desempenho para se sentirem motivadas a avançar em direção às suas metas. Este é um triste estado de coisas. Essas respostas revelam que a maioria das pessoas recebe pouco feedback sobre o seu desempenho até cometer um erro gestão de gaivota.
Uma vez que este é o estilo predominante de gestão das organizações, não é de admirar que motivar as pessoas é uma o maior problema de hoje! Quando alguém comete um erro, gerentes fazer barulho, despejam coisas sobre todo mundo e voam para fora. Isso pode levar ao que chamamos de ‘a ideia parece absurda’, muitas pessoas ainda operam em um vácuo nas organizações, não sabendo o quão bem eles estão fazendo em seus trabalhos.
Você pode imaginar treinamento para as Olimpíadas sem ninguém lhe dizer o quão rápido você correu ou o quão alto você pulou? Anulação, uma mudança na motivação de um empregado ou de confiança, que pode ser um dos maiores desafios que os gestores enfrentam.
Será que cada pessoa sabe com o que um bom trabalho se parece? Você fala ao seu povo sobre as expectativas de desempenho? Para evitar essa situação como um gerente, pare e pense sobre como você pode responder as seguintes perguntas: é o seu departamento e as metas organizacionais claras?
Costumo repetir as palavras do meu ex-colega Rick Tate, que disse: “Feedback é o café da manhã dos campeões”. Permitindo que as pessoas saibam onde estão e como eles estão fazendo, pode ajudar a cultivar relações e criar uma verdadeira satisfação com o trabalho todo.
Autor: Ken Blanchard
Tradução: Evaldo Bazeggio