Um dos recursos usados pelas comunidades europeias é o incentivo a pesquisa nas universidades. Nas atividades de estudo de hoje (03/03), conhecemos a incubadora de empresas da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB).
Além da conhecermos um dos compus, conhecemos a empresa DAVANTIS, que desenvolve sistemas de segurança com uso de câmeras que identificam movimentos externos. As características dos sistemas buscam simplificar a instalação e aumentar a precisão da identificação das imagens. A identificação correta das imagens evita alarmes com movimentos não perigosos, como acontece com os sistemas normais (ex: animais domésticcos, etc).
A empresa estudada tem cinco anos de existência, 14 empregados e faturou 1,1 milhões de euros em 2010. Além disso, os funcionários são todos engenheiros.
O que chamou nossa atenção foi a alta qualidade das instalações e a cooperação intensa da UAB. A universidade colabora com equipes que ajudam as empresas a conseguirem fontes de financiamento e fornece os professores e alunos para trabalharem nos projetos de pesquisa.
As maiores pesquisas são em nanotecnologia, biotecnologia e inteligência artificial.