Para surpreender o cliente é preciso oferecer-lhe novidades que o encantem. Além de fidelizar compradores e atrair novos, a constante inovação é um diferencial competitivo para as empresas, principalmente em canais de varejo. Mas, como desenvolver novos produtos sem investir pesado em laboratórios, mão de obra qualificada e novas tecnologias?

A americana Rain Bird conseguiu exatamente isso. Em meio a crise econômica de 2010, a empresa lançou uma linha de produtos campeã de vendas. E conseguiu o feito baseada numa ideia central que não é tão nova e que foi encontrada em um trabalho já feito pela Rain Bird. Desse case foram tirados alguns tipos de “inovação” adormecidos nas empresas apenas esperando para que alguém os veja:

1-      Inovações que foram desenvolvidas mas nunca lançadas.

2-      Recursos de produtos anteriores que possam satisfazer necessidades hoje críticas para o consumidor.

3-      Produtos ou serviços atuais que devem ser reposicionados.

4-      Componentes de um pacote que poderiam ser oferecidos de forma avulsa.

5-      Novas combinações de componentes.

6-      Artigos com recursos demais que possam ser simplificados.

Para muitos só existe inovação se houver laboratórios, cientistas e muito dinheiro em jogo. E não precisa ser assim. Talvez a sua “grande ideia” esteja com o seu cliente, que usa um produto de um jeito adequadoque você ainda não cogitou.

Vanessa Sezini

 

Seja o primeiro a saber de todas as nossas novidades

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais informações sobre gestão de pessoas em seu email, cadastre-se abaixo

Deixe um comentário