Um dos maiores desafios que a gestão puíblica enfrenta no Brasil é colocar em práticas as idéias e as decisões. Isso se faz por meior de projetos. Diariamente vemos na imprensa notícias de atrasos, projetos fora de escopo, estou de orçamento e muitas outras situações que comprometem o atendimento às necessidades da população. Para aumentar a eficácia da realização dos seus projetos, o Ministério do Meio Ambiente reune uma equipe de seus técnicos para participar de mais um Laboratório de Gestão de Projetos promovidos pela Bazeggio Consultoria. A atividade de capacitação foi iniciada na segunda-feira (12/08) e vai até sexta-feira dia 16, ministrada pelo professor Evaldo Bazeggio, diretor e fundador da Bazeggio Consultoria. O primeiro encontro teve o objetivo de proporcionar aos servidores o conhecimento teórico e prático sobre gerenciamento e ciclo de vida de um projeto e áreas de conhecimento de acordo com PMI.
O Laboratório de Gerenciamento Projetos é uma estratégia de capacitação de pessoas que visa abordar a prática diretamente em sala de aula onde os alunos levam seus projetos do dia-a-dia e são orientados sobre as melhor forma de organizar o seu gerenciamento. Durante as oficinas são abordados conceitos, instrumentos, ferramentas e metodologias, bem como iniciativas governamentais e experiências de sucesso na área de gestão de projetos.
Os laboratórios são organizados conforme a seguinte lógica:
- apresentação teórica
- realização de exercícios para internalização e fixação dos conceitos com aplicação orientada
- realização de debates sobre as dificuldades de cada etapa
Ao final de cada módulo do curso os participantes terão exercitado e elaborado partes sequenciais do termo de abertura, plano de projeto, EAP, Mapas de Risco, Cronogramas, etc. O mais importante é que os projetos reais de responsabilidade dos alunos sejam trabalhados em sala de aula e não somente uma visão teórica. O exercício destina-se também à agregação de melhorias nos projetos que estão sendo conduzidos