O Marketing Digital para Consultores, baseado na formação CRSilva Consulting.
Os consultores normalmente fazem marketing pessoal usando as tradicionais estratégias de network e indicação por parte de seus clientes. Com ao avanço da internet em todas as camadas da população, o consultor está com novas oportunidades de divulgação dos seus trabalhos.
- Porque usar mídias sociais?
A melhor forma de entender as ferramentas é fazendo uso. Assim como aprendemos a usar o telefone e o computador, devemos aprender a usar as novas mídias sob risco de nos tornarmos analfabetos funcionais. Recomendo o tradicional: pense grande, comece pequeno e não desista. Os primeiros passos são aqueles tradicionais:
– Qual o público alvo?
– Quais soluções (produtos) pretende divulgar?
– Qual o posicionamento no mercado?
A partir dessas definições o consultor pode fazer ele mesmo a operação de divulgação. É claro que se puder contar com uma estrutura profissional vai ajudar muito, desde que os prestadores do serviço sejam competentes em estratégia de marketing. Pode contratar um coach por um período específico.
- Quais as plataformas usar?
Importante saber que para gerar interesse é preciso gerar conteúdo. Esse conteúdo pode ser em forma de texto (artigos, posts em blog),imagem (infográficos, fotos) ou vídeos(palestras ou pequenos segmentos de suas palestras). Se o consultor já tem um site, deve providenciar a publicação de conteúdos por meio de um blog. Recomendo WordPress por ser fácil de usar, além de ser gratuito. Nunca usar o portal da ferramenta, mas sim o domínio próprio. Aqui um exemplo do uso do WordPress. Para conteúdos de vídeo o mais prático é usar o Youtube fazendo links no site. Quanto às demais plataformas, algumas dicas:
- Twitter: O microblog tem grande utilidade para manter o consultor atualizado, na medida que pode escolher seguir geradores de informações de interesse do seu ramo de atividade. Um consultor de Recursos Humanos pode seguir publicações especializadas, profissionais, autores e palestrantes especialistas no assunto. Além disso o consultor pode usar o twitter para divulgar os conteúdos que publica. Na medida que gerar informações relevantes, conseguirá seguidores interessados nas suas informações. Os seguidores do twitter podem ser público alvo para os produtos e serviços de consultoria. Uma dica mais: quantidade de seguidores não significa necessariamente sucesso no twitter.
- Facebook: Está crescendo muito no Brasil e por isso o consultor deve trazer para dentro do Facebook (FB) sua rede pessoal e a partir daí usar estratégias específicas de interação que permitam ser mais conhecido. O perfil de usuários é relativamente elitizado. Recomendamos tomar cuidado para a percepção de qual o público alvo adequado. Existem estudos disponíveis que indicam a evolução permanente dos participantes do Facebook. Se estiver usando o twitter, não esquecer de integrar os dois para que o texto gerado em uma ferramenta seja automaticamente replicado na outra.
- Linkedin: Por ser uma rede profissional, essa plataforma é de grande utilidade aos consultores. Serve sobretudo paraaproximação de possíveis parceiros e clientes. Exemplo: você gostaria de ter contato com uma pessoa (que não está na sua rede) e descobre que ela está na rede de um amigo seu. Fica mais fácil. Usar para conseguir recomendação de seus clientes e com isso ganhar relevância.
- Orkut: A melhor rede social para pesquisa de público alvo. No ano de 2010 cresceu mais de 10% no Brasil. O público alvo dos serviços de consultoria pode estar aí.
Twitter: @EvaldoBazeggio