O rápido avanço tecnológico ameaça os modelos de negócio atuais: na turma do MBA ESAD/FMF, em Manaus/AM, uma das principais discussões foi sobre o assunto
Para a maior parte dos alunos, as principais ameaças são advindas das possibilidades da internet. Vejamos o caso de uma loja de eletrodomésticos que só tem lojas físicas: qualquer empresa com e-commerce pode facilmente ocupar seu espaço no mercado. Também foi comentado o caso dos escritórios de contabilidade. O avanço da computação “em nuvem” pode tirar parte do trabalho desses prestadores de serviço.
Os alunos que trabalham em organizações financeiras tiveram oportunidade de comentar as fusões e aquisições como os principais movimentos do mercado. Diante dessas ameaças, sempre devemos considerar que um mesmo evento pode ser ameaça e também oportunidade. O estrategista deve ser capaz de fazer a leitura de ambiente e tomar decisões no tempo devido. Caso isso não ocorra, a empresa pode acabar. Lembrei-me que nos anos 70 eu mandava revelar filmes na Sonora, em Manaus. A Sonora sucumbiu ao barateamento das máquinas de revelação de filmes coloridos e posteriormente à fotografia digital. Não foi capaz de criar novos modelos de negócio.
A pergunta que sempre fica:
Seu modelo de negócio atual se sustenta por quanto tempo? ?