O foco do marketing digital está nas ações de comunicação, em que empresas usam a Internet para várias ações. Sejam elas: vender seus produtos, conquistar o cliente ou aproximar a organização dos clientes.
As redes sociais estreitam a comunicação entre fornecedor e consumidor, e permitem maior interação com o internauta no ambiente virtual. Além disso, é possível propagar a imagem das marcas na rede. As mídias digitais mais usadas são os blogs, o Facebook, o Twitter, o Youtube, o Orkut, o LinkedIn, o Hi5 e o MySpace.
Faz parte do marketing planejar e executar a concepção, o preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços empresariais. As organizações também podem utilizar as redes para amenizar um problema e satisfazer os seus clientes.
As reclamações de consumidores no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) estão cada vez mais raras, não quer dizer que as empresas têm atendido melhor os clientes, e sim que os consumidores estão utilizando ferramentas mais eficazes para as reivindicações.
As redes sociais potencializam ainda mais a prática de protesto via Internet. A preocupação dos fornecedores e fabricantes é verem suas imagens manchadas. De acordo com levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo, as reclamações feitas nas mídias sociais são respondidas mais rapidamente do que as feitas por meio do SAC, 0800 ou Procon.
Quem não se lembra do caso do Oswaldo Borelli em janeiro deste ano? O consumidor que postou um vídeo no YouTube, afirmando ter ficado 90 dias sem sua geladeira Brastemp que parou de funcionar. Após sua reivindicação feita em uma das redes sociais e depois de milhares de acesso, Oswaldo recebeu um novo refrigerador após três dias da publicação do vídeo.
Marketing, empresas e
consumidores
Frequentemente o marketing é associado à publicidade. Quem nunca ouviu sobre as funções de vender algum produto como “marketing”? A verdade é que o ato de vender faz parte de um processo de marketing do negócio, assim como a publicidade. Todos estes itens fazem parte de uma estratégia empresarial de distribuição de bens e serviços e a divulgação dos produtos conta muito. Também pelas redes sociais, é possível consultar sobre a eficácia de um produto. Dessa maneira, os usuários podem indicá-los ou não.
O marketing digital é muito mais do que um simples comercial isolado de TV ou uma ação de publicidade. Ele é uma das principais ferramentas que as empresas têm utilizado para alavancar seus negócios. As inovações tecnológicas contribuem significativamente com essa nova tendência do marketing digital.
Algumas empresas ainda não se adaptaram ao novo recurso, mas existem serviços especializados em fazer este atendimento, por exemplo, o gerenciamento de mídias sociais. Sendo um serviço capaz de prever e solucionar crises, como o caso do Oswaldo Borelli. Além disso, as redes sócias agregam valor ao atendimento prestado e as empresas solucionam possíveis problemas de forma efetiva.
Fontes: Conectando Pessoas, Conexão Mercado, Empresas e Finanças, MMN Expert, Amplementa, Administradores, SP4 Open House e Bazeggio Consultoria
Suzana Tenório
Assistente de marketing