Estratégia de corretora de imóveis surpreende: anúncios de venda de apartamentos de alto padrão são publicados em containers de lixo
Quem anda pelas quadras 113/313 Norte, em Brasília, encontra anúncios de imóveis em cartolina colados nos containers de lixo. A tática é da corretora Eliene Carneiro, que aderiu à moda há mais de seis meses e obteve resultados positivos: “Com esse meio de divulgação, já vendi inclusive apartamentos no Noroeste”, conta a corretora. E você, o que acha da estratégia?
Segundo Eliene, que tem formação em marketing, esse tipo de propaganda foi uma opção encontrada para não ter de usar faixas, que além da poluição visual, sujam as ruas da cidade e são recolhidas rapidamente pela Agência de Fiscalização (Agefis)por serem proibidas. “Foi uma maneira simples que encontrei. Escrevo as informações e colo um folder em uma cartolina”, explica.
Com mais de dez cartazes espalhados pela cidade, a corretora garante que a estratégia funciona. “Tenho clientes do Lago Sul, do Lago Norte, do Plano Piloto, de Taguatinga. Colo os cartazes em toda a cidade e pessoas de todos os lugares se interessam”, afirma Eliene. Para ela, é uma estratégia interessante por ser diferente do anúncio no jornal, por exemplo. Além disso, é uma maneira barata de divulgar.
O povo fala
“Esse anúncio não tem visibilidade nenhuma e nem dá a credibilidade que a empresa precisa. É totalmente irregular e mostra a falta de responsabilidade sustentável da empresa.”
Juliana Castro – estudante de publicidade
“Eu não usaria esse tipo de propaganda. Acredito que isso degrine nossa imagem de profissionais para “vendedores desesperados”. Um bom profissional sabe, ou pelo menos tem a humildade de aprender, estratégias de divulgação, capitação de clientes e marketing.”
Jader Windson – agente imobiliário
“Entendo a intenção positiva “divulgar meu negócio é essencial”. Porém, marketing não se faz através de desespero e oportunismo barato… Marketing é estratégia pura focada nos desejos do público alvo, é o que temos discutido em grupos de coaching de negócios, no Brasil, algumas (várias) pessoas focam só em vender, só no imediato…”
Ahlex Vanderlei da Silva – Master Coach e Consultor de Executivos
“Eu sou favorável a toda e qualquer tipo de propaganda, ainda mais criativa. Eu achei a ideia bacana (colada no lixo), mas mudaria o layout das informações…”
Gustavo Fleury – jornalista, escritor, professor e consultor político
“Imagina se alguém que tem dinheiro para comprar um apartamento de 4 quartos no Plano Piloto ligaria para esta corretora? Todo mundo acha que isso só pode ser brincadeira.”