A educação corporativa concentra-se nas atividades de modelar, difundir e aplicar conceitos, teorias e todo tipo de conhecimento empresarial. Dessa forma, a organização deve interagir com seus colaboradores com o propósito de tornar essa empresa mais capacitada para alcançar metas e objetivos.
De acordo ainda com o primeiro capítulo-Educação nas empresas, do livro Educador corporativo, veja aqui alguns conceitos importantes para aplicar a educação nas organizações:
Evento de aprendizagem: o foco está nas tarefas dirigidas como algo específico nas organizações;
Desenvolvimento: atividades destinadas a preparar dos profissionais para enfrentar novos papéis dentro das empresas, com alcance de médio prazo. São atividades típicas na formação de bancos de oportunidades;
Educação: forma as pessoas para a vida empresarial e para a convivência, busca sempre um alcance de longo prazo;
Competências corporativas ou institucionais: conjunto de qualificações e tecnologias que possui uma entidade necessária para o alcance dos objetivos estratégicos;
Diante desses conceitos, segundo Scott Parry a competência resulta de três fatores básicos:
Conhecimentos: que trata do saber fazer por meio da compreensão dos conceitos e o domínio das técnicas. Resulta normalmente de um processo de estudo, que é cognitivo.
Habilidades: apresentam uma ligação com o conceito de desenvolvimento e representa a capacidade de fazer acontecer, de realizar. Normalmente ligado ao conceito de “talento” às habilidades.
Atitudes: referem-se ao modo de agir das pessoas em relação aos fatos, ao ambiente e às outras pessoas. É o querer fazer.
Para a consultora de desenvolvimento de pessoas, Glória Cascaes além desses três fatores acrescenta-se o quarto:
Saberes: é próprio daqueles que já saborearam. Saber e sabor têm a mesma origem etimológica, significam a mesma coisa. Assim, saber é diferente de conhecimento, porque resulta da experiência.
A educação corporativa nada mais é do que agregar valor permitindo que a empresa se destaque no mercado. Contudo, cada conceito da estratégica da organização deve ser bem ponderada e conceituada para que a qualificação dos colaboradores da empresa seja o diferencial das demais.
Há outros conceitos essenciais que também precisam de atenção, são eles:
Planejamento estratégico: nele deve conter a indicação das ações prioritárias dos desafios estratégicos e dos desdobramentos dessas ações no perfil competência das pessoas;
Mapeamento de competências: é preciso mapear continuamente as competências críticas dos profissionais da empresa para reduzir eventuaisgaps;
Desejo do gestor: não basta ter somente conhecimentos técnicos e clareza na apresentação, mas o domínio de metodologias de ensino que substituam em parte as exposições tradicionais.
A partir da definição: visão, missão, objetivos estratégicos, desafios e metas empresariais, torna-se mais fácil o desdobramento e a definição das competências necessárias para as pessoas. O próprio planejamento já define as competências corporativas ou institucionais e a partir dessas a formulação do perfil necessário para as pessoas.
Fontes: Eboli, Marisa. Educação corporativa no Brasil: Mitos e verdades; Fleury, A.&M.T.Fleury. Estratégicas empresariais e formação de competências; Gramigna, Maria Rita.Modelo de competências e gestão de talento; Hamel,G.&C.K Prahalad. Competindo pelo futuro e Evaldo Bazeggio.
O livro é um guia para todos aqueles que têm o desafio de preparar profissionais competentes dentro das empresas.
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